Fifa cria dois campos em regiões da Cisjordânia e anuncia torneio com crianças no local
Torneio "Unite for Peace: Kids’ Cup", reunirá 14 equipes locais palestinas e até 160 crianças

A Fifa anunciou, nesta terça-feira (22), a criação de dois 'minicampos' na Cisjordânia, território na Palestina sem saída para o mar e que faz fronteira com a Jordânia e Israel. Os campos ficam localizados em Marah Rabah, ao sul de Belém, e em Qusin, na parte norte da Cisjordânia.
Os espaços foram desenvolvidos pela Fifa em colaboração com Associação de Futebol da Palestina. As obras foram cofinanciadas pela FIFA e pelo Departamento Federal de Relações Exteriores da Suíça.
As instalações já estão abertas para o uso da comunidade. A Fifa destaca o contexto difícil do local e o auxílio que pode ser trazido com os campos.
"Nesse contexto, as duas novas "FIFA Arenas" destinam-se, antes de tudo, a servir como instalações comunitárias práticas: locais onde as crianças podem jogar futebol com segurança, praticar exercícios regularmente e ter a oportunidade de interagir umas com as outras, apesar das circunstâncias ao seu redor", diz parte do comunicado.
"Este campo é o primeiro do gênero nesta área. Seja na vila de Qusin ou nas vilas vizinhas, não existe nenhum outro campo com esse padrão em toda a região. Portanto, ele é de grande importância para a prática do futebol, especialmente para jovens — homens e mulheres — e para estudantes em geral. É um esporte muito popular entre as gerações mais novas", afirma Tayseer Nasrallah, membro do comitê executivo da Associação Palestina de Futebol.
Gaza e Cisjordânia
Gaza e a Cisjordânia, os dois territórios palestinos, estão separados por apenas 30km de Israel. Em Gaza, uma faixa de 40 km de comprimento e 11 km de largura com acesso ao mar, enquanto na Cisjordânia, situada no vale do rio Jordão e ocupada por Israel desde 1967, a Autoridade Nacional Palestina exerce um certo grau de autonomia.
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.


