Ouvindo...

Ex-melhor do mundo anuncia aposentadoria aos 32 anos

Atleta foi campeã da Eurocopa Feminina com a Holanda em 2017

Martens anuncia aposentadoria

A holandesa Lieke Martens anunciou, nesta segunda-feira (1º), sua aposentadoria do futebol. Aos 32 anos, a jogadora já conquistou Champions League, Eurocopa Feminina e foi eleita a melhor do mundo pela Fifa em 2017.

O anúncio foi feito por Martens nas redes sociais. Segundo a holandesa, ela que focar mais na maternidade e por isso optou pela aposentadoria. A ex-atleta é mãe da pequena Lowen, de apenas 6 meses.

“O futebol me proporcionou experiências inesquecíveis, mas mais do que isso, transformou-me na pessoa que sou hoje. Agora, parece a hora certa para tomar esta decisão. Minha maior prioridade é ser a melhor mãe que posso para Lowen e estou animada para abraçar tudo o que está pela frente”, escreveu a atacante.

Carreira de Martens

Lieke Martens iniciou a carreira em 2010, no Heerenveen, da Holanda. Após acumular passagens por clubes de menor expressão na Europa, a atleta chegou ao Barcelona em 2017.

Pelo clube espanhol foram 150 partidas disputadas, 70 gols marcados e 49 assistências. Em sua passagem na equipe catalã, ela conquistou uma Champions League, três La Ligas, três Copas da Rainha e duas Supercopas.

Em 2022, Martens assinou contrato com o PSG. Na equipe parisiense, ela disputou 52 jogos , marcou 12 gols e distribuiu seis assistências.

Com a Seleção Holandesa foram 160 jogos, 61 gols, nove assistências e uma Eurocopa conquistada.

Martens foi eleita melhor jogadora do mundo pela Fifa em 2017, ano que conquistou a Euro com a Holanda.

Leia na íntegra a nota de Martens

“Quando era pequena sonhava em me tornar uma futebolista profissional, algo que mal existia na época.

Nunca poderia imaginar até onde esse sonho me levaria. No ano passado dei adeus à seleção nacional e agora decidi aposentar-me também do futebol de clube. Apesar de ter várias grandes oportunidades para continuar, escolhi afastar-me do esporte que tanto amo e fechar este capítulo da minha carreira.

Jogar em clubes fantásticos em toda a Europa e representar o meu país 160 vezes tem sido uma honra incrível. Cada partida, cada momento em campo é uma memória que guardarei para sempre.

O futebol me proporcionou experiências inesquecíveis, mas mais do que isso, transformou-me na pessoa que sou hoje.

Agora, parece-me a hora certa para tomar esta decisão. Minha maior prioridade é ser a melhor mãe que posso para Lowen e estou animada para abraçar tudo o que está pela frente.

Nada disto teria sido possível sem o amor e apoio de tantas pessoas: a minha família, os meus amigos, os meus companheiros de equipe, a equipe que me guiou e os fãs que estiveram ao meu lado incondicionalmente. Estou profundamente grata a cada um de vocês.

O futebol ocupará sempre um lugar especial no meu coração e continuarei a assistir com orgulho à medida que o jogo feminino cresce e inspira novas gerações. Tal como me inspirou.

Obrigado, do fundo do meu coração, por fazerem parte da minha caminhada.”

Leia também

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte