Ex-agente de Gareth Bale, multicampeão com o
Em uma denúncia apresentada na Califórnia, ela acusou o empresário de tê-la traficado da Austrália para o Reino Unido em 2017, mantendo-a como “escrava sexual” por seis anos e a estuprando 39 vezes, na década de 1990.
A denúncia descreve “abuso institucional no mais alto nível”, alegando que Barnett “possuía” a reclamante e usou ameaças, violência e controle coercitivo para silenciá-la.
Ela também alega que a Hollywood Creative Artists Agency (CAA), agência de talentos norte-americana, sabia ou deveria saber o que estava acontecendo e permitiu o abuso. O processo judicial inclui alegações detalhadas de tortura física e controle financeiro.
“Este é um caso de abuso institucional no mais alto nível. Este caso é sobre como um dos homens mais poderosos do mundo no esporte manteve abertamente uma escrava sexual por anos, com a assistência de seus funcionários, contadores, emissários e familiares, e usou seu dinheiro e poder para manter controle coercitivo sobre ela e mantê-la sob ameaça de morte e de seus filhos”, diz a denúncia.
Quem é o empresário britânico Jonatham Barnett
Barnett, que se aposentou no ano passado, esteve por trás de grandes transferências, incluindo a de Bale para o Real Madrid. Ele vendeu sua agência, Stellar Group, para a ICM em 2020, que foi posteriormente adquirida pela CAA em 2022.
Ele foi nomeado o agente esportivo mais poderoso do mundo em 2019 pela revista Forbes, tendo negociado mais de US$ 1,4 bilhão em contratos. Barnett permaneceu como presidente executivo da empresa até se aposentar em fevereiro de 2024.
O ex-empresário fundou a Stellar Group em 1992 com David Manasseh e representou grandes nomes como Jack Grealish, Saúl Ñíguez, Jordan Pickford, Ben Chilwell, Ivan Toney, Mason Mount, entre outros.