De dupla da Seleção a alvo do Cruzeiro: quem são os sete brasileiros do Zenit

Equipe russa conta com legião brasileira no elenco e tem protagonismo no mercado da bola nacional

Jogadores brasileiros comemoram gol do Zenit

Mesmo sendo da Rússia, o Zenit é protagonista do mercado da bola brasileiro há alguns anos. O clube frequentemente negocia com equipes do país e conta com uma “legião verde-amarela” em seu elenco.

Atualmente, são sete jogadores brasileiros no time de São Petersburgo. Entre eles, estão o meio-campista Gerson, que entrou no radar do Cruzeiro para a próxima temporada, o atacante Luiz Henrique e o lateral-esquerdo Douglas Santos, chamados recentemente para a Seleção Brasileira.

Os sete brasileiros do elenco do Zenit

Nino - zagueiro

Campeão da Libertadores de 2023 pelo Fluminense, Nino está no Zenit desde o início de 2024. Plenamente adaptado, o zagueiro é pilar da equipe, que não peretende negociá-lo. O contrato tem validade até junho de 2028.

Nino passa férias no Brasil durante inverno russo; janela de transferências abrirá

Douglas Santos - lateral-esquerdo

De todos os brasileiros, Douglas Santos é o mais antigo no Zenit. Aos 31 anos, o lateral defende as cores do clube desde 2019/20 e tem vínculo até junho de 2027.

Revelado pelo Náutico, o jogador voltou à Seleção Brasileira com Carlo Ancelotti e tem passagem marcante pelo Atlético.

Wendel - meio-campista

O talentoso meio-campista começou sua trajetória no Fluminense e ficou perto de reforçar o Botafogo neste ano. As tratativas não avançaram e ele continuou no Zenit, onde joga desde 2020/21.

Já são seis temporadas de destaque para Wendel no clube. Ele tem 28 anos e está vinculado ao clube até junho de 2027.

Wendel pertence ao Zenit

Gerson - meio-campista

No meio-campo, o Zenit ainda conta com outra potência brasileira: Gerson, alvo do Cruzeiro para 2026. O clube pagou, em julho de 2025, mais de R$ 180 milhões ao Flamengo pelo meio-campista.

Apesar de não ser tratado como inegociável, o “Coringa” custará caro para uma possível saída. O vínculo é válido até junho de 2030.

Gerson em partida pelo Zenit, da Rússia

Luiz Henrique - atacante

A contratação de Luiz Henrique, junto ao Botafogo, no início deste ano, foi mais uma demonstração de força do Zenit no mercado brasileiro. Rei da América, o atacante da Seleção Brasileira tem contrato com o clube até dezembro de 2029.

Luiz Henrique em partida pelo Zenit

Pedro - atacante

Revelação do Corinthians, Pedro é tratado como uma joia pelo Zenit. O atacante tem apenas 19 anos e joga como gente grande no futebol russo.

Em agosto, o clube chegou a recusar uma oferta de R$ 220 milhões do Al-Ittihad pelo atleta.

Pedro foi revelado pelo Corinthians e está no Zenit

Gustavo Mantuan - atacante

Outro atacante que saiu diretamente do Timão para o Zenit é Gustavo Mantuan, que chegou ao clube envolvido na negociação por Yuri Alberto, em 2022.

O jogador pode atuar também como ala e tem contrato com os russos até junho de 2030.

Gustavo Mantuan em atividade no Zenit

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.

Ouvindo...