Ouvindo...

Com um a menos, Vasco é atropelado pelo Del Valle e se complica na Sul-Americana

Piton recebe o vermelho logo aos 11 minutos, Cruzmaltino se segura até o final do primeiro tempo, mas acaba sendo atropelado na altitude de Quito

Independiente Del Valle venceu o Vasco e ficou próximo da classificação na Sul-Americana

O Vasco foi goleado pelo Independiente Del Valle-EQU, por 4 a 0, na partida de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana, na noite desta terça-feira (15), no Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador, e praticamente se despediu do torneio continental. Só um milagre para avançar para as oitavas de final.

A goleada dos equatorianos foi construída na segunda etapa, mas ainda com 11 minutos de partida Lucas Piton foi expulso e deixou o Cruzmaltino com um a menos por quase 90 minutos. Com gols de Carabajal, Spinelli e dois de Mercado, os mandantes atropelaram e ficaram perto da classificação.

Para se classificar, o Vasco precisa vencer o jogo da volta por cinco ou mais gols de diferença. Em caso de vitória pelo mesmo placar, o duelo vai para os pênaltis. O Del Valle pode perder por até três gols que avança.

Próximos jogos

As equipes se reencontram no dia 22 de julho, às 21h30 (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro, pelo duelo de volta dos playoffs. Antes disso, o Vasco recebe o Grêmio, no sábado (19), às 17h30 (de Brasília), pela Série A do Campeonato Brasileiro

O Independiente Del Valle joga na sexta-feira (18), às 21h (de Brasília) contra o Aucas, em casa, pelo Campeonato Equatoriano. A equipe lidera o torneio com 40 pontos em 20 jogos.

Vasco surpreende

Antes da partida iniciar, Fernando Diniz optou por um time extremamente ofensivo com GB na vaga de Coutinho. E nos dez primeiros minutos funcionou muito bem a tática do treinador.

O Vasco foi superior no início da partida e criou boas chances de abrir o marcador, enquanto o Del Valle apenas se defendia. Rayan foi o principal destaque, principalmente em chutes de longa distância. GB vinha muito bem até o erro fatal de Lucas Piton.

Erro grave

Se jogar na latitude de 2800 metros de Quito já era difícil, mas Lucas Piton complicou ainda mais. Com apenas 11 minutos, o camisa 6 acertou Guagua e recebeu o amarelo. Mas o pisão do lateral foi revisado no vídeo e ele recebeu o cartão vermelho.

A missão do Vasco, que já era difícil, piorou ainda mais. Além de enfrentar um tradicional adversário na altitude, o Cruzmaltino ainda teve que jogar por mais de 90 minutos com um a menos.

Resistiu até onde deu

O Vasco até aguentou a pressão com um a menos e chegou perto do gol antes dos 25 minutos do primeiro tempo. No entanto, o duelo se tornou um verdadeiro massacre dos donos da casa.

Spinelli acertou a trave duas vezes. Léo Jardim fez pelo menos três defesas espetaculares que impediram os equatorianos de abrirem o marcador. Mas nos minutos finais da primeira etapa, a equipe não aguentou a pressão.

Guagua acertou a cabeçada, Léo Jardim fez mais uma brilhante defesa, mas Carabajal só empurrou para dentro do gol. Deu até os 48 minutos. Foram 38 minutos com um a menos sem tomar gol. E o Del Valle foi para o intervalo com a vantagem de um gol. Poderia ter sido mais.

Atropelo que saiu barato

Durou praticamente nada a nova formação também de Fernando Diniz ao colocar mais um zagueiro no intervalo. Com apenas três minutos, Mercado pegou sobra na entrada da área e acertou o canto do Léo Jardim. Vantagem de dois gols e situação dificílima para o Cruzmaltino.

Dois minutos depois saiu o terceiro gol e complicou de vez a vida do Vasco. Briones lançou nas costas de Mauricio Lemos que viu Spinelli invadir a área e bateu sem chances para Léo Jardim. Goleada começou a se desenhar em Quito e as chances de classificação do time carioca para as oitavas de final da Sul-Americana se complicaram de vez.

Mesmo com três gols em vantagem, o Del Valle seguiu sufocando o Cruzmaltino, mantendo mais de 80% de posse de bola, além de mais de 30 finalizações. E veio mais dois para, proativamente, sacramentar a vaga.

Primeiro Mercado pegou sobra de chute de Fernández para só empurrar para o fundo do gol e ampliar a vantagem para 4 a 0. E cabia mais. Spinell marcou o quinto gol, mas após revisão o gol foi anulado por impedimento do atacante argentino.

Jardim impede massacre maior

Mas ainda deu tempo de Mauricio Lemos cometer pênalti infantil em Mercado e um velho conhecido do futebol brasileiro pegar a bola para cobrar. Cazares, ex-Atlético e outros clubes no país, pegou a bola e bateu forte, mas Léo Jardim fez uma defesa excepcional. Se não fosse o camisa 1, teria sido muito pior.

Independiente Del Valle-EQU 4x0 Vasco

Independiente Del Valle-EQU

Guido Villar; Matías Fernández, Carabajal, Richard Schunke e Cortez (Loor); Alcivar (Méndez), Mercado, Briones (Aron Rodríguez) e Darwin Guagua (Cazares); Renato Ibarra (Pata) e Claudio Spinelli. Técnico: Javier Rabanal.

Vasco

Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê (Garré) e Nuno Moreira (Mauricio Lemos); Rayan (David), GB (Victor Luis) e Vegetti (Paulinho). Técnico: Fernando Diniz.

Gols: Carabajal (48 min 1ºT), Mercado (3 min 2ºT e 36min 2ºT) e Spinelli (5 min 2ºT), do Independiente Del Valle
Cartão amarelo: Alcivar (IND); Hugo Moura, Léo Jardim (VAS)
Cartão vermelho: Lucas Piton, aos 11 minutos do 1º tempo
Motivo: Jogo válido pelos playoffs da Copa Sul-Americana
Local: Estádio Olímpico Atahualpa, Quito, no Equador
Data e hora: 15 de julho (terça-feira) de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Kevin Ortega (PER)
Assistentes: Michael Orué (PER) e Jesus Sanchéz (PER)O)
Arbitro de vídeo: Joel Alarcon (PER)

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.