O
A chance atleticana será justamente contra um clube ‘hermano’. O Galo enfrenta o Lanús neste sábado (22), às 17h (de Brasília), no Estádio ueno Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
Até então, quatro brasileiros conquistaram cinco troféus da ‘Sula': Internacional (2008), São Paulo (2012), Chapecoense (2016) e Athletico-PR (2018 e 2021).
Um título alvinegro ainda faria o Brasil se distanciar do Equador, que tem quatro taças na história. Veja o ranking abaixo.
Ranking de títulos por país
- Argentina - 10
- Brasil - 5
- Equador - 4
- Peru - 1
- México - 1
- Chile - 1
- Colômbia - 1
Campanha do Atlético
O Atlético precisou superar dificuldades para chegar à final da Sul-Americana. O time alvinegro terminou a primeira fase na segunda posição do Grupo H, com 9 pontos, e teve de passar pelos playoffs contra o Bucaramanga-COL, time que vinha da Libertadores.
Depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0 fora de casa, o Galo perdeu pelo mesmo placar na Arena MRV e avançou às oitavas de final nos pênaltis.
A fase seguinte do mata-mata foi mais tranquila. Com duas vitórias, por 2 a 1 e 1 a 0, o Atlético despachou o Godoy Cruz-ARG.
As quartas de final colocaram no caminho atleticano o Bolívar-BOL e a altitude de La Paz. Já sob o comando de Jorge Sampaoli, o time mineiro empatou por 2 a 2 na Bolívia, venceu por 1 a 0 em Belo Horizonte e se classificou para a semifinal.
O último mata-mata antes da grande decisão foi contra o Independiente del Valle. Após empatar por 1 a 1 no Equador, o Atlético bateu o adversário por 3 a 1 na Arena MRV e carimbou vaga na decisão.
Números do Atlético na Sul-Americana
- Vitórias: 7
- Empates: 5
- Derrotas 2
- Gols marcados: 22
- Gols sofridos: 12