Futuro e marcas históricas: a final da Libertadores entre Abel Ferreira e Filipe Luís

Com trajetórias distintas nos comandos de Palmeiras e Flamengo, respectivamente, os treinadores miram escrever mais um capítulo histórico nos clubes onde já são ídolos

Filipe Luís, em primeiro plano, e Abel Ferreira, ao fundo, durante confronto entre Flamengo e Palmeiras

Nas áreas técnicas, Abel Ferreira e Filipe Luís travarão um duelo particular na final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, neste sábado (29). Com trajetórias distintas, os técnicos miram escrever mais um capítulo histórico nos clubes dos quais já são ídolos.

O portal Itatiaia Esportes traz a narração em tempo real da decisão da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo. A bola rola às 18h (de Brasília) no Estádio Monumental.

Papéis diferentes na final de 2021

Há quatro anos, Palmeiras e Flamengo decidiram a Libertadores no Uruguai. Abel Ferreira já estava no comando do Verdão, enquanto Filipe Luís foi titular do Rubro-Negro.

A decisão ficou marcada pelo gol de Deyverson na prorrogação, em falha de Andreas Pereira, mas o primeiro gol teve o lance trabalhado por Abel Ferreira para aproveitar a marcação individual do Flamengo, então comandado por Renato Gaúcho, e tirou Filipe Luís, lateral-esquerdo, de sua posição. O Palmeiras foi campeão ao vencer por 2 a 1.

O retrospecto do duelo

Nos encontros como técnicos, Filipe Luís leva vantagem. Foram dois jogos entre Palmeiras e Flamengo em 2025, com duas vitórias rubro-negras, no Allianz Parque e no Maracanã.

  • 25/5/25 - Palmeiras 0x2 Flamengo, no Allianz Parque (10ª rodada do Brasileirão)
  • 19/10/25 - Flamengo 3x2 Palmeiras, no Maracanã (29ª rodada do Brasileirão)
Leia também

Abel Ferreira pode conquista terceira Libertadores

Bicampeão da América em 2020 e 2021, o português Abel Ferreira pode alcançar mais um feito histórico com o terceiro título da Libertadores no comando do Palmeiras.

Apenas dois técnicos, ambos argentinos, ostentam essa marca. Osvaldo Zubeldia foi tricampeão pelo Estudiantes em 1968, 1969 e 1970. Carlos Bianchi, campeão pelo Vélez Sarsfield em 1994 e tri pelo Boca Juniors em 2000, 2001 e 2003, é o recordista máximo.

Filipe Luís mira feito de Renato Gaúcho e mais sete nomes

Vestindo a camisa do Flamengo, Filipe Luís foi campeão da Libertadores em 2019 e 2022. Caso conquiste a América no comando do time carioca, será o nono campeão da Copa como jogador e técnico. Renato Gaúcho, ídolo do Grêmio, é o único brasileiro na lista.

Abel antecipa ‘fico’ no Palmeiras

Na quinta (27), Abel Ferreira tomou conta do noticiário ao antecipar que ficará no Palmeiras independentemente do resultado da final da Libertadores.

O atual vínculo é válido até o fim desta temporada. Apesar das declarações do técnico e da presidente Leila Pereira, a renovação contratual não foi assinada.

Renovação com Filipe Luís fica para depois

O treinador do Flamengo vive situação diferente. Há pouco mais de um ano no cargo, Filipe Luís já negocia a renovação de contrato com o clube carioca há algumas semanas.

Com a proximidade da definição da Libertadores e do Brasileirão, as conversas entre a direção e o estafe do treinador estão paradas. As duas partes já apresentaram propostas com valores distantes, mas ambos desejam a continuidade do trabalho de Filipe Luís.

    Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.
    Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.

    Ouvindo...