Nas áreas técnicas, Abel Ferreira e Filipe Luís travarão um duelo particular na final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, neste sábado (29). Com trajetórias distintas, os técnicos miram escrever mais um capítulo histórico nos clubes dos quais já são ídolos.
O portal Itatiaia Esportes traz a narração em
Papéis diferentes na final de 2021
Há quatro anos, Palmeiras e Flamengo decidiram a Libertadores no Uruguai. Abel Ferreira já estava no comando do Verdão, enquanto Filipe Luís foi titular do Rubro-Negro.
A decisão ficou marcada pelo gol de Deyverson na prorrogação, em falha de Andreas Pereira, mas o primeiro gol teve o lance trabalhado por Abel Ferreira para aproveitar a marcação individual do Flamengo, então comandado por Renato Gaúcho, e tirou Filipe Luís, lateral-esquerdo, de sua posição. O Palmeiras foi campeão ao vencer por 2 a 1.
Palmeiras x Flamengo: curiosidades, números e detalhes da final da Libertadores Jornal inglês exalta Palmeiras e Flamengo antes de final: ‘Superpotências’
O retrospecto do duelo
Nos encontros como técnicos, Filipe Luís leva vantagem. Foram dois jogos entre Palmeiras e Flamengo em 2025, com duas vitórias rubro-negras, no Allianz Parque e no Maracanã.
- 25/5/25 - Palmeiras 0x2 Flamengo, no Allianz Parque (10ª rodada do Brasileirão)
- 19/10/25 - Flamengo 3x2 Palmeiras, no Maracanã (29ª rodada do Brasileirão)
Abel Ferreira pode conquista terceira Libertadores
Bicampeão da América em 2020 e 2021, o português Abel Ferreira pode alcançar mais um feito histórico com o terceiro título da Libertadores no comando do Palmeiras.
Apenas dois técnicos, ambos argentinos, ostentam essa marca. Osvaldo Zubeldia foi tricampeão pelo Estudiantes em 1968, 1969 e 1970. Carlos Bianchi, campeão pelo Vélez Sarsfield em 1994 e tri pelo Boca Juniors em 2000, 2001 e 2003, é o recordista máximo.
Filipe Luís mira feito de Renato Gaúcho e mais sete nomes
Vestindo a camisa do Flamengo, Filipe Luís foi campeão da Libertadores em 2019 e 2022. Caso conquiste a América no comando do time carioca, será o nono campeão da Copa como jogador e técnico. Renato Gaúcho, ídolo do Grêmio, é o único brasileiro na lista.
Abel antecipa ‘fico’ no Palmeiras
Na quinta (27), Abel Ferreira tomou conta do noticiário ao antecipar que
O atual vínculo é válido até o fim desta temporada. Apesar das declarações do técnico e da presidente Leila Pereira, a renovação contratual não foi assinada.
Renovação com Filipe Luís fica para depois
O treinador do Flamengo vive situação diferente. Há pouco mais de um ano no cargo, Filipe Luís já negocia a renovação de contrato com o clube carioca há algumas semanas.
Com a proximidade da definição da Libertadores e do Brasileirão, as conversas entre a direção e o estafe do treinador estão paradas. As duas partes já apresentaram propostas com valores distantes, mas ambos desejam a continuidade do trabalho de Filipe Luís.