Velho obstáculo: relembre o retrospecto do Brasil contra europeus em Copas no século
Seleção Brasileira enfrentou equipes europeias em 18 ocasiões em Mundiais no século XXI

A pouco mais de um mês da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira se prepara para disputar sua 23ª edição do torneio - a sétima neste século. Maior campeã mundial, a Amarelinha busca encerrar o jejum de títulos, mas tem tropeçado, desde 2002, em um obstáculo recorrente: as seleções europeias.
Ao longo deste século, a Seleção Brasileira enfrentou equipes europeias em 18 jogos de Mundiais. O retrospecto contra as seleções do Velho Continente é positivo, com 55,6% de aproveitamento (10 vitórias). Entretanto, quando o assunto é mata-mata, o rendimento é inferior.
Das seis derrotas sofridas para europeus no século, todas foram em fases eliminatórias. Por outro lado, o Brasil conquistou apenas quatro vitórias em mata-mata contra adversários europeus neste século - todas na Copa do Mundo de 2002.
Desde a conquista do penta, o Brasil acumula derrotas amargas para seleções europeias: França (2006), Holanda (2010), Alemanha (2014), Holanda (disputa pelo 3ª lugar de 2014), Bélgica (2018) e Croácia (2022).
Em 2026, o Brasil volta a encontrar uma seleção europeia já na fase de grupos - o adversário da vez será a Escócia. Se avançar de fase, a equipe tentará, ao longo da competição, quebrar um tabu recente e voltar a eliminar um europeu em confrontos de mata-mata.
Números da Seleção Brasileira contra europeus em Mundiais no século XII
- 18 jogos
- 10 vitórias
- 4 vitórias em mata-mata
- 6 derrotas (todas em mata-mata)
- 2 empates
- 55,6% de aproveitamento
- 40% de aproveitamento em jogos de mata-mata
Adversários europeus no século
- Turquia: 2 jogos (2V)
- Sérvia: 2 jogos (2V)
- Croácia: 3 jogos (2V, 1D)
- Alemanha: 2 jogos (1V, 1D)
- Inglaterra: 1 jogo (1V)
- Bélgica: 2 jogos (1V, 1D)
- Suíça: 2 jogos (1V, 1E)
- Portugal: 1 jogo (1E)
- França: 1 jogo (1D)
- Holanda: 2 jogos (2D)
Vale destacar que o aproveitamento foi calculado com base no número de vitórias e jogos totais, sem contabilizar empates.
Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
