Belo Horizonte
Itatiaia

Secretário dos EUA comemora eliminação do Irã na Copa e rebate críticas sobre restrições

Seleção iraniana terminou como o nono melhor terceiro colocado e acabou eliminada pelo saldo de gols

Por
Elenco do Irã que disputa a Copa do Mundo de 2026
Elenco do Irã que disputa a Copa do Mundo de 2026 • Divulgação/teammellifootball

O secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, Markwayne Mullin, comemorou a eliminação do Irã na fase de grupos da Copa do Mundo e defendeu as restrições impostas à delegação iraniana durante o torneio. 

Em declaração publicada pela revista Sports Business Journal, o integrante do governo afirmou que ficou “muito feliz” com a saída da seleção asiática e disse que chegou a cantar e fazer uma “dança da felicidade” após o fim da participação da equipe.

“Estou apenas feliz que eles terminaram a participação e não vão voltar (para os Estados Unidos). Fiquei muito feliz quando conseguimos cancelar os vistos deles e dizer que poderiam deixar o território dos Estados Unidos. Talvez eu tenha até cantado uma música ou duas, ou até feito uma dança feliz”, declarou Mullin após uma reunião sobre a segurança da Copa do Mundo, nessa segunda-feira (29).

Em meio à guerra entre Estados Unidos e Irã, a seleção iraniana enfrentou uma série de restrições durante o Mundial. Por determinação do governo americano, a equipe transferiu sua base de treinamentos para Tijuana, no México, e recebeu autorização para entrar nos Estados Unidos apenas na véspera de cada partida. Após os jogos, a delegação precisou deixar imediatamente o território americano.

Além das limitações de deslocamento, integrantes da delegação passaram por verificações frequentes de documentos. Entre os casos, o capitão e principal jogador da equipe, Mehdi Taremi, ficou retido pelas autoridades durante um dos deslocamentos.

Mullin rejeitou as reclamações sobre o tratamento recebido pela delegação iraniana. Segundo o secretário, a proximidade entre Tijuana e os dois primeiros jogos da seleção, disputados em Los Angeles, além da possibilidade de treinar nos Estados Unidos na véspera das partidas, reduziu qualquer impacto esportivo. Ele também negou que houvesse outra motivação para exigir a saída imediata da delegação após os confrontos.

“Foi apenas um acordo que fizemos para deixá-los ir logo. O jogo acabava, eles voltavam para o hotel, para a base onde estavam hospedados. Eles se sentiam mais confortáveis lá. Foi simplesmente um acordo que acertamos com a Fifa antes do início da competição”, afirmou.

O Irã encerrou a campanha invicto, com três empates. A seleção terminou na terceira colocação do Grupo G e ficou perto da classificação ao mata-mata. A equipe terminou como o nono melhor terceiro colocado e acabou eliminada pelo saldo de gols.

Por

Jornalista em formação pelo UniBH, com passagem por Diário do Comércio e Secretaria de Estado do Governo de Minas. Experiência em jornalismo econômico e esportivo, área pela qual é apaixonada.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais