Belo Horizonte
Itatiaia

Levantamento aponta o melhores batedores de pênalti da Seleção Brasileira

Fabinho aparece com melhores números caso o Brasil precise definir vaga na quartas de final nas penalidades diante da Noruega

PorRio de Janeiro (RJ)
Fabinho durante treino pela Seleção Brasileira no CT do Arsenal, em Londres
Fabinho durante treino pela Seleção Brasileira no CT do Arsenal, em Londres • Rafael Ribeiro / CBF

Caso o duelo decisivo entre Brasil e Noruega pelas oitavas de final da Copa do Mundo termine empatado, a vaga para a próxima fase será definida nos pênaltis. De olho nesse cenário, um levantamento do portal Somos Fanáticos analisou o desempenho dos 26 convocados de Carlo Ancelotti em disputas de penalidades entre julho de 2022 e maio de 2026.

No período, 14 atletas assumiram a responsabilidade de cobrar em mata-matas, acumulando um aproveitamento de 75%, com 24 gols em 32 cobranças.

Entre as opções mais seguras para o treinador estão o volante Fabinho, com 100% de aproveitamento em quatro cobranças por Liverpool-ING e Al Ittihad-SAU, e o experiente Casemiro, que converteu três de quatro pênaltis cruciais, incluindo um na Copa de 2022.

Gabriel Martinelli, com gols importantes na Copa América e na Liga dos Campeões, o zagueiro Léo Pereira, que converteu quatro de cinco cobranças pelo Flamengo, e o atacante Igor Thiago, que mantém um histórico perfeito de duas conversões em disputas recentes, completam a lista dos mais preparados.

Por outro lado, Ancelotti precisará ligar o sinal de alerta com peças importantes do elenco. O zagueiro Marquinhos não voltou a bater pênaltis desde o erro que eliminou o Brasil no Catar em 2022, enquanto seu companheiro de zaga, Gabriel Magalhães, vem de uma falha recente na última final da Liga dos Campeões pelo Arsenal-ING contra o PSG-FRA.

Já o meio-campista Bruno Guimarães fecha a lista de atenção devido ao rendimento irregular pelo Newcastle, onde desperdiçou duas das quatro cobranças que executou nos últimos quatro anos.

Por

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais