Belo Horizonte
Itatiaia

Jogadores do Japão reagem ao corte de atleta da Premier League antes da Copa

Wataru Endo, uma das referências da equipe, foi cortado em função de uma lesão

Por
Wataru Endu é um dos capitães do Japão antes da Copa
Wataru Endu é um dos capitães do Japão antes da Copa • Reprodução / Instagram

Jogadores do Japão reagiram ao corte de Wataru Endo, do Liverpool-ING, do grupo de jogadores convocados para defender o Copa do Mundo. O experiente volante, de 33 anos, sofreu uma lesão que não foi detalhada. O meio-atacante Takefusa Kubo e o zagueiro Yukinari Sugawara comentaram a ausência de um dos pilares da seleção.

Kubo, de 25 anos, disse que o corte de Endo foi surpreendente. O jogador também revelou que Endo conversou com o capitão da equipe, o zagueiro Itakura.

"Ouvi dizer que a Endo conversou com a Itakura e acredito que tenha transmitido muitas coisas importantes, então tenho certeza de que a Itakura irá compartilhar isso com a equipe. A Endo nos ajudou de inúmeras maneiras até aqui, e só tenho gratidão por tudo o que fez", disse.

Já Sugawara exaltou a carreira de Endo. O zagueiro relembrou que o compatriota, após sofrer com a eliminação no Mundial de 2022, foi para o Liverpool-ING e 'provou o valor do jogador japonês'.

"O Endo sofreu uma grande decepção ao ser eliminado nas oitavas de final da competição anterior. Depois disso, foi para o Liverpool e conseguiu provar ao mundo o valor dos jogadores japoneses. Não há dúvida de que, graças à sua presença, a avaliação dos atletas japoneses aumentou em ligas de elite como a Premier League", pontuou.

Lesões e substitutos

O substituto de Endo será Shuto Machino. Curiosamente, é a segunda vez que ele aparece como suplente em Copas. O atacante foi chamado para o lugar de Yuta Nakayama no Mundial em 2022.

Não foi o primeiro corte do Japão no caminho para o Mundial de 2026. A equipe japonesa sofreu com a ausência de outros dois destaques no período pré-Copa.

O atacante Minamino, do Monaco-FRA, rompeu o ligamento do joelho em dezembro e não reuniu condições para estar na Copa. Apesar de não estar em campo, o jogador está com o grupo nos Estados Unidos e acompanhará a delegação japonesa.

Outro corte foi também no setor ofensivo. Mitoma, atacante do Brighton-ING, sofreu uma lesão muscular e ficou de fora da convocação.

Minamino é desfalque na Copa do Mundo • ARNAUD FINISTRE / AFP
Minamino é desfalque na Copa do Mundo • ARNAUD FINISTRE / AFP

Em campo

O Japão está no Grupo F da Copa do Mundo junto com HolandaSuécia e Tunísia. A estreia no Mundial será no dia 14 de junho, às 17h (de Brasília), contra a Holanda.

Por

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais