Japão vê Neymar como ameaça, mas crê em classificação sobre o Brasil: 'Podemos vencer'
Seleção Brasileira enfrenta japoneses na próxima segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos, pelos 16 avos de final

Antes do duelo contra o Brasil pelas oitavas de final da Copa do Mundo, a Seleção do Japão chega embalada pela classificação e demonstra confiança na possibilidade de surpreender a equipe brasileira. Após assegurar a vaga no mata-mata com o empate por 1 a 1 diante da Suécia, pela última rodada do Grupo F, os japoneses acreditam que o bom momento da equipe pode fazer a diferença.
Um dos mais otimistas é o atacante Maeda, que destacou a importância da preparação para o confronto e afirmou confiar no trabalho desenvolvido pelo elenco ao longo da competição.
"Acho que será um jogo difícil, mas se jogarmos bem o nosso jogo, acho que podemos vencer o Brasil, então, antes de tudo, quero me recuperar bem e me preparar adequadamente. Como eu disse antes, se conseguirmos colocar em prática o que construímos até agora, sim, acho que podemos vencer. Então, antes de mais nada, quero me preparar bem."
O desempenho recente reforça a confiança dos japoneses. A equipe terminou as Eliminatórias Asiáticas na liderança e perdeu apenas três dos últimos 30 compromissos, considerando amistosos, classificação para o Mundial e a fase de grupos da competição. Nesse período, o Japão também conquistou uma vitória marcante sobre o Brasil por 3 a 2, em outubro de 2025.
O bom retrospecto alimenta o sonho de uma campanha histórica. A expectativa entre jogadores e torcedores é de que a atual geração tenha condições de conquistar, pela primeira vez, o título da Copa do Mundo.
Veterano da equipe e disputando seu quinto Mundial, o lateral-esquerdo Nagatomo reconheceu a força da Seleção Brasileira, mas ressaltou que o Japão entra em campo acreditando na classificação.
"O Brasil é uma seleção muito forte, como sempre foi. Será um jogo muito difícil. Mas nós também temos uma boa equipe e precisamos entrar em campo acreditando que podemos vencer."
Questionado sobre Neymar, o experiente defensor afirmou que o camisa 10 merece atenção especial, mas ressaltou que o desafio passa por neutralizar todo o elenco brasileiro.
"O Neymar é um jogador de nível mundial. Precisamos ter muita atenção com ele, mas também com toda a Seleção Brasileira. Já enfrentei o Brasil antes e, sinceramente, acredito que nesta Copa eles vão mostrar o seu melhor futebol. Estou muito feliz por poder enfrentá-los estando 100% preparado."
Brasil x Japão
A Seleção Brasileira enfrenta o Japão nos 16 avos de final. A partida está marcada para o dia 29 de junho, segunda-feira, às 14h (de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos.
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.



