A conquista de uma Copa do Mundo pode ser o ponto mais alto da carreira de qualquer jogador. Para os clubes, ter atletas campeões mundiais também representa prestígio, reconhecimento internacional e peso histórico.
Ao longo das décadas,
Mas, afinal, entre os rivais gaúchos, qual clube teve mais campeões de Copas do Mundo na história? A seguir, a Itatiaia responde.
Grêmio leva ampla vantagem entre o campeões
Quando o critério é jogadores campeões do mundo enquanto defendiam o clube, o Grêmio aparece com larga vantagem sobre o Internacional.
O Tricolor Gaúcho teve três atletas campeões mundiais, enquanto o Inter não teve nenhum jogador campeão da Copa do Mundo atuando pelo clube
Comparativo geral
- Grêmio: três campeões mundiais
- Internacional: nenhum campeão mundial
Campeões de Copas do Mundo pelo Grêmio
Ao longo da história, três jogadores do Grêmio conquistaram o título mundial defendendo a Seleção Brasileira.
Copa do Mundo de 1970
- Everaldo (lateral-esquerdo)
Titular da Seleção Brasileira no tricampeonato do México, Everaldo entrou para a história como o primeiro jogador do Grêmio campeão do mundo.
A conquista foi tão marcante que rendeu ao clube a estrela dourada em sua bandeira, símbolo que permanece até hoje como referência ao título mundial.
Além disso, Everaldo foi o primeiro tricampeão mundial a falecer, de forma precoce, em 1974, aos 30 anos.
Copa do Mundo de 2002
- Anderson Polga (zagueiro)
- Luizão (atacante)
Na campanha do pentacampeonato mundial, no Japão e na Coreia do Sul, o Grêmio teve dois representantes no elenco campeão.
Polga e Luizão integraram o grupo comandado por Luiz Felipe Scolari e participaram da trajetória que culminou na vitória brasileira sobre a Alemanha na final.
Com isso, o Grêmio chegou a três jogadores campeões do mundo em sua história.
Anderson Polga com o troféu da Copa do Mundo
Internacional não teve campeões mundiais
Apesar da presença constante de jogadores colorados em Copas do Mundo, entre brasileiros e estrangeiros, o Internacional nunca teve um jogador campeão mundial enquanto defendia o clube.
Entre os nomes convocados ao longo das décadas, como Figueroa, Rubén Paz, Taffarel (campeão em 1994, quando era do Atlético) e Aránguiz, nenhum deles conquistou a Copa do Mundo no período em que atuava pelo Colorado.
Aránguiz disputou a Copa de 2014 como jogador do Internacional