Copa do Mundo: quantos jogadores convocados o Atlético teve em Copas no século XXI?

Desde o ano 2000, o Galo teve dois jogadores convocados para Copas do Mundo, representando Brasil e Paraguai

Julio César Cáceres, ex-Atlético, em ação pela Seleção do Paraguai

A história do Atlético em Copas do Mundo é marcada por personagens do futebol brasileiro e sul-americano. Desde os primeiros Mundiais, o clube mineiro já figurava no cenário internacional, com atletas convocados para defender seleções no maior torneio do planeta.

No século XXI, a presença alvinegra seguiu acontecendo, ainda que de forma mais pontual. Desde o ano 2000, o Galo teve dois jogadores convocados para Copas do Mundo, representando Brasil e Paraguai.

O Atlético nas Copas do século XXI

O Atlético marcou presença em duas Copas do Mundo no século atual: 2002 e 2010.

Em ambas, o clube contou com um representante “solitário”.

  • Copas disputadas: duas (2002 e 2010)
  • Jogadores convocados: dois
  • Seleções representadas: Brasil e Paraguai
  • Jogadores campeões do mundo: Gilberto Silva (2002)

Copa do Mundo de 2002: Gilberto Silva campeão do mundo

Na Copa do Mundo de 2002, disputada na Coreia do Sul e no Japão, o Atlético teve como representante o volante Gilberto Silva.

Convocado por Luiz Felipe Scolari, o jogador foi peça importante do elenco da Seleção Brasileira que conquistou o pentacampeonato mundial.

A participação fez de Gilberto Silva campeão do mundo como atleta do Atlético e objeto de desejo do Arsenal, que o contratou após o Mundial.

Gilberto Silva era jogador do Atlético durante a Copa do Mundo de 2002

Copa do Mundo de 2010: Cáceres representa o Galo

O Atlético voltou a ter um jogador em Copas do Mundo em 2010, na África do Sul.

O zagueiro Julio César Cáceres foi convocado para defender a seleção do Paraguai, que fez campanha histórica ao alcançar as quartas de final do torneio e ser eliminado pela Espanha.

Leia também

Repórter em formação com experiência em coberturas locais e interestaduais, com atuação em diferentes frentes do jornalismo. Apaixonado por esportes, especialmente futebol, acompanha o cenário nacional e internacional, com foco em contexto, informação e curiosidades do jogo. Acumula passagem por No Ataque e Estado de Minas.

Ouvindo...