Belo Horizonte
Itatiaia

Goleiro do Japão, Suzuki se manifesta após eliminação para o Brasil

Arqueiro de 23 anos agradeceu o apoio da torcida após a derrota para a Seleção Brasileira e prometeu voltar mais forte

Por
Zion Suzuki, goleiro do Japão
Zion Suzuki, goleiro do Japão • Reprodução / Japão

Um dos destaques do Japão na Copa do Mundo, o goleiro Zion Suzuki se pronunciou após a eliminação para o Brasil. A Seleção Brasileira venceu os Samurais Azuis por 2 a 1, nessa segunda-feira (29), e garantiu vaga nas oitavas de final.

Em publicação nas redes sociais, o arqueiro de 23 anos agradeceu o apoio recebido durante o torneio e projetou um retorno ainda mais forte à seleção japonesa.

"Vou me tornar ainda mais forte e com certeza voltarei a este palco. Muito obrigado por todo o apoio de vocês." 

Apesar da eliminação, Suzuki teve papel importante na campanha japonesa. Nos três primeiros jogos da Copa, o goleiro de 1,90m realizou 12 defesas e ajudou o Japão a terminar na segunda colocação do Grupo F, com cinco pontos, resultado que colocou a equipe diante do Brasil no mata-mata.

Nascido em Nova Jersey, nos Estados Unidos, Zion Suzuki é filho de pai ganense-americano e mãe japonesa. Ainda criança, mudou-se para o Japão, onde a família se estabeleceu em Urawa.

Foi no Urawa Reds que o goleiro iniciou a carreira e passou por todas as categorias de base do clube e da seleção japonesa. Em 2021, assinou o primeiro contrato profissional e tornou-se o jogador mais jovem da história do clube a alcançar esse feito.

Após se destacar no futebol japonês, Suzuki conquistou a Liga dos Campeões da Ásia, a Copa do Imperador e a Supercopa do Japão pelo Urawa. O goleiro também defendeu o Sint-Truiden, da Bélgica, por empréstimo, antes de acertar com o Parma, em 2024. Com a transferência, se tornou o primeiro goleiro japonês a atuar na primeira divisão do Campeonato Italiano.

Pela seleção principal do Japão, Suzuki ganhou espaço após a Copa do Mundo de 2022, quando a equipe caiu diante da Croácia nos pênaltis. Desde então, assumiu a titularidade e participou da campanha nas Eliminatórias Asiáticas para o Mundial de 2026.

Até o momento, o goleiro soma 28 partidas pela seleção japonesa e manteve a meta invicta em 16 delas.

Por

Jornalista em formação pelo UniBH, com passagem por Diário do Comércio e Secretaria de Estado do Governo de Minas. Experiência em jornalismo econômico e esportivo, área pela qual é apaixonada.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais