Galvão Bueno narra pela 100ª vez gol do Brasil em Copa na vitória sobre a Escócia
Segundo gol da partida, marcado por Vinicius Jr, representou marca histórica na carreira do narrador

Galvão Bueno, voz brasileira em 14 edições de Copa do Mundo, viveu uma noite histórica nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, em Miami, no Estados Unidos. O segundo gol da partida entre Brasil e Escócia, marcado por Vinicius Jr., representou o 100º gol da Seleção Brasileira narrado pelo comunicador em Copas.
Segundo levantamento realizado pela parceria entre SBT e N Sports, e confirmado pela equipe de Galvão, o narrador iniciou a Copa do Mundo de 2026 com 94 gols da Seleção Brasileira em seu currículo de Mundiais. O marco histórico foi alcançado na primeira Copa narrada por ele após o acordo com as emissoras e acrescenta um capítulo histórico a uma trajetória iniciada no Mundial da Alemanha Ocidental, em 1974.
"Obrigado Vini Jr. por fazer o gol número 100 de minhas narrações de seleção brasileira em Copas do Mundo", ressaltou Galvão.
Na conta estão alguns dos momentos mais marcantes da história do futebol brasileiro, como os gols das campanhas do tetracampeonato, em 1994, e do pentacampeonato, em 2002, incluindo os dois tentos de Ronaldo na final contra a Alemanha. Não entram na estatística as cobranças de pênalti convertidas na decisão contra a Itália.
Trajetória de Galvão
A marca alcançada na Copa se soma a uma trajetória que atravessa diferentes gerações e modalidades esportivas. Além do futebol, Galvão também foi a voz de momentos históricos do automobilismo e dos Jogos Olímpicos para milhões de brasileiros.
E os números podem continuar crescendo. Em sua estreia no SBT e na N Sports como a voz da Copa do Mundo de 2026, Galvão narrou seu 95º gol da Seleção Brasileira em Mundiais, no chute de Vini Jr. que garantiu o empate contra Marrocos. Depois, da 96ª à 98ª narração, os tentos vieram dos pés de Matheus Cunha, duas vezes, e novamente de Vini Jr., na vitória por 3 a 0 sobre o Haiti.
Contra a Escócia, o camisa 7 balançou as redes mais duas vezes, levando Galvão à marca histórica de 100 gols narrados da Seleção em Copas do Mundo. O número poderia ter sido ainda maior: antes disso, o narrador chegou a comemorar um gol do atacante no início da partida, mas o lance acabou anulado após revisão da arbitragem.
Luccas Almeida é jornalista em formação pela PUC Minas. Apaixonado por esportes e com experiência como estagiário da TV Record. Atualmente, colabora com a gestão de redes na Itatiaia.



