Há exatos 75 anos ocorria, em Belo Horizonte, um dos resultados mais surpreendentes da história da Copa do Mundo. Os Estados Unidos venceram a Inglaterra por 1 a 0, no estádio Independência, na primeira fase do torneio.
O gol foi marcado por Joe Gaetjens, atacante que nasceu no Haiti, mas fez carreira pelos Estados Unidos. Foi a única vitória do time norte-americano naquele Mundial.
O time dos Estados Unidos foi formado por atletas semi-profissionais. O futebol era atividade secundária de professores, carteiros, médicos e até motorista de carro funerário. O elenco era formado por descendentes de europeus e cinco jogadores nascidos fora dos EUA.
A Inglaterra era tratada como franca favorita e a imprensa chegou a chamar a equipe de “Reis do Futebol”. Depois da Segunda Guerra Mundial, a equipe somava 23 vitórias, três empates e quatro derrotas. A equipe inglesa chegou a poupar o meia Stanley Matthews, tido como um dos principais jogadores do mundo, para “jogos mais difíceis”.
O grande destaque da partida, além do autor do gol, foi o goleiro Frank Borghi. O ataque inglês não conseguiu vencer o goleiro ítalo-americano que fez boas defesas e contou com a sorte de ver a bola também tocar a trave por mais de uma vez.
A Inglaterra nunca mais usou a combinação de uniforme daquela partida. O English Team entrou em campo de camisas azuis, calções brancos e meias escuras.
Curiosamente, algo semelhante ocorreu com o Brasil, que perdeu o título da Copa no Maracanã para o Uruguai. A Seleção usava camisa, calção e meião branco. Depois do vice-campeonato, a camisa branca ‘foi aposentada’.
Copa de 1950
A partida fez parte do Grupo 2 daquela Copa do Mundo. A chave era composta por Espanha, Inglaterra, Chile e Estados Unidos. Apenas a melhor campanha avançaria para a fase final do torneio.
A Espanha se classificou com 100% de aproveitamento. Inglaterra, Chile e Estados Unidos venceram um jogo cada.
A fase final foi um quandrangular final com o campeão de cada grupo. Suécia, Uruguai, Brasil e Espanha jogaram entre si para definir o campeão.
A última partida foi entre Brasil e Uruguai, as duas seleções até então invictas no torneio. O Brasil saiu na frente com gol de Friaça, mas viu o Uruguai virar a partida no segundo tempo com gols de Schiaffino e Ghiggia. A partida foi no Maracanã, no Rio de Janeiro, para um público de 173.850 presentes.