Ouvindo...

EUA x Inglaterra em BH: ‘maior zebra’ da Copa do Mundo completa 75 anos

Partida foi disputada no dia 29 de junho de 1950 no estádio Independência

Gaetjens foi carregado nos braços após gol da vitória diante dos ingleses

Há exatos 75 anos ocorria, em Belo Horizonte, um dos resultados mais surpreendentes da história da Copa do Mundo. Os Estados Unidos venceram a Inglaterra por 1 a 0, no estádio Independência, na primeira fase do torneio.

O gol foi marcado por Joe Gaetjens, atacante que nasceu no Haiti, mas fez carreira pelos Estados Unidos. Foi a única vitória do time norte-americano naquele Mundial.

O time dos Estados Unidos foi formado por atletas semi-profissionais. O futebol era atividade secundária de professores, carteiros, médicos e até motorista de carro funerário. O elenco era formado por descendentes de europeus e cinco jogadores nascidos fora dos EUA.

A Inglaterra era tratada como franca favorita e a imprensa chegou a chamar a equipe de “Reis do Futebol”. Depois da Segunda Guerra Mundial, a equipe somava 23 vitórias, três empates e quatro derrotas. A equipe inglesa chegou a poupar o meia Stanley Matthews, tido como um dos principais jogadores do mundo, para “jogos mais difíceis”.

O grande destaque da partida, além do autor do gol, foi o goleiro Frank Borghi. O ataque inglês não conseguiu vencer o goleiro ítalo-americano que fez boas defesas e contou com a sorte de ver a bola também tocar a trave por mais de uma vez.

A Inglaterra nunca mais usou a combinação de uniforme daquela partida. O English Team entrou em campo de camisas azuis, calções brancos e meias escuras.

Curiosamente, algo semelhante ocorreu com o Brasil, que perdeu o título da Copa no Maracanã para o Uruguai. A Seleção usava camisa, calção e meião branco. Depois do vice-campeonato, a camisa branca ‘foi aposentada’.

Leia também

Copa de 1950

A partida fez parte do Grupo 2 daquela Copa do Mundo. A chave era composta por Espanha, Inglaterra, Chile e Estados Unidos. Apenas a melhor campanha avançaria para a fase final do torneio.

A Espanha se classificou com 100% de aproveitamento. Inglaterra, Chile e Estados Unidos venceram um jogo cada.

A fase final foi um quandrangular final com o campeão de cada grupo. Suécia, Uruguai, Brasil e Espanha jogaram entre si para definir o campeão.

A última partida foi entre Brasil e Uruguai, as duas seleções até então invictas no torneio. O Brasil saiu na frente com gol de Friaça, mas viu o Uruguai virar a partida no segundo tempo com gols de Schiaffino e Ghiggia. A partida foi no Maracanã, no Rio de Janeiro, para um público de 173.850 presentes.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.