Belo Horizonte
Itatiaia

Equador e Curaçao empatam e se complicam no Grupo E da Copa do Mundo

Seleções empataram em 0 a 0 na noite deste sábado (20) pela segudna rodada do Grupo E

Por
Divulgação/Seleção Equatoriana

Equador e Curaçao empataram em 0 a 0, na noite deste sábado (20), no Arrowhead Stadium, no Kansas, nos Estados Unidos, pela segunda rodada do Grupo E da Copa do Mundo 2026.

O resultado complicou a situação de Equador e Curaçao no Grupo E. As duas seleções haviam sido derrotadas na estreia e, com o empate, chegaram a apenas um ponto. Enquanto isso, a Alemanha lidera a chave com seis pontos, e a Costa do Marfim aparece na segunda colocação, com três. Para avançar ao mata-mata, o Equador precisará vencer a Alemanha na última rodada, enquanto Curaçao precisará de um triunfo sobre a Costa do Marfim.

Apesar da situação difícil em que se encontra na luta por uma vaga no mata-mata, o resultado teve um sabor especial para a seleção de Curaçao, que conquistou seu primeiro ponto na história das Copas do Mundo. Ao fim da partida, os jogadores se emocionaram em campo e se abraçaram entre lágrimas para celebrar o feito histórico.

As seleções voltam a campo no dia 25, quinta-feira, para disputar a terceira e última partida da fase de grupos do Mundial. Equador enfrentará a Alemanha, enquanto Curaçao encara a Costa do Marfim. Ambos os jogos serão às 17h (de Brasília).

O jogo

Primeiro tempo

O primeiro tempo começou equilibrado, com ambas as equipes criando chances no campo adversário. Logo aos dois minutos, a Seleção Equatoriana teve uma grande oportunidade com Enner Valencia, que ficou cara a cara com o goleiro, mas Room fez uma grande defesa para evitar o gol equatoriano.

Curaçao também aproveitou os contra-ataques para ameaçar a meta adversária e conseguiu chegar à área de ataque em algumas ocasiões. No entanto, as finalizações saíram sem precisão e foram para fora, sem causar grandes problemas para Galíndez.

Com o passar dos minutos, a Seleção equatoriana passou a dominar as ações da partida e trocar mais passes no ataque, entretanto, as tentativas pararam nas defesas de Room.

Segundo tempo

O segundo tempo seguiu no mesmo ritmo do primeiro, com o Equador tendo mais posse de bola e trocando passes na área adversária. A equipe chegou a finalizar, mas as tentativas pararam em boas defesas de Room novamente.

A primeira grande chance de Curaçao no segundo tempo foi aos 15 minutos, quando Leandro Bacuna finalizou firme, mas o goleiro Galíndez fez grande defesa. No rebote, Comenencia finalizou novamente, mas o arqueiro equatoriano fez nova defesa.

A Seleção Equatoriana voltou a ter grande chance para abrir o placar aos 20 minutos, com Pacho, de cabeça, mas Room fez outra grande defesa.

O Equador manteve a pressão ofensiva e criou boas oportunidades, mas faltou eficiência nas finalizações. Enner Valencia foi um dos jogadores que mais desperdiçou chances ao longo da partida.

Equador 0 x 0 Curaçao

Equador

Galindez; Hincapié, Willian Pacho, Estupinan (Nilson Angulo); Alcivar (Kevin Rodriguez), Pedro Vite, Alan Franco (Preciado), Caicedo; John Yeboah, Enner Valencia e Gonzalo Plata

Curaçao

Eloy Room, Gaari, Floranus, Obispo, Brenet, Fonville (Roshon van Eijma); Juninho Bacuna (Gorré), Comenencia (Roemeratoe), Leandro Bacuna, Chong (Jearl Margaritha) e Locadia (Kastaneer)

  • Cartões amarelos: Jordy Alcivar (Equador), Gaari (Curaçao), Juninho Bacuna (Curaçao), Leandro Bacuna (Curaçao), Comenencia (Curaçao), Chong (Curaçao)
  • Cartões vermelhos: nulo

 

  • Motivo: 2ª rodada do Grupo E da Copa do Mundo
  • Local: Arrowhead Stadium, no Kansas, nos Estados Unidos
  • Data e hora: 20 de junho (sábado) de 2026, às 21h (de Brasília)
  • Árbitro: Ning Ma
  • Assistentes: Fei Zhou e Saoud Ahmed Almaqaleh
  • Quarto Árbitro: Campbell-Kirk Kawana-Waugh
Por

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais