O presidente do Paraguai, Santiago Peña, decretou feriado nacional no país após a Seleção Paraguaia confirmar vaga para a próxima Copa do Mundo. Nesta quinta-feira (4), a equipe nacional empatou em 0 a 0 com o Equador, pelas Eliminatórias, e se classificou ao Mundial após um longo período.
Ao fim da partida, o anúncio foi feito no telão do estádio Defensores del Chaco, em Assunção, após o empate que carimbou o passaporte paraguaio.
O Paraguai não disputava um Mundial há 16 anos, desde a Copa do Mundo realizada na África do Sul, em 2010. Na ocasião, foi eliminado nas quartas de final para a Espanha, que viria a ser a campeã daquela edição.
Com o empate diante da Seleção Equatoriana, o time paraguaio foi aos 25 pontos e garantiu, matematicamente, pelo menos a sexta posição nas Eliminatórias. Vale lembrar que, no torneio sul-americano, os seis primeiros avançam diretamente à Copa do Mundo.
Vale destacar que, além da presença no Mundial em 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá, a Seleção Paraguaia também está garantida na edição de 2030. Isso porque, além dos países sedes (Espanha, Marrocos e Portugal), Argentina, Uruguai e Paraguai serão “homenageados” em comemoração à primeira Copa do Mundo, realizada em 1930, o que os dá presença garantida no torneio que ocorrerá daqui cinco anos.