Copa do Mundo: quantos jogadores do Grêmio já foram convocados para Mundiais?

Tricolor Gaúcho cedeu alguns jogadores para Seleções nos Mundiais

Pedro Geromel disputou a Copa de 2018 como jogador do Grêmio

2026 é ano de Copa do Mundo. Com a iminência do início do torneio, aumentam-se as especulações quanto às convocações, bem como sobre quais serão os representantes de cada time nas Seleções que disputarão o torneio.

Nesta toada, você sabe dizer quantos jogadores do Grêmio disputaram a Copa do Mundo?

A Itatiaia responde: nove jogadores que vestiam a camisa do Grêmio foram convocados para Copas do Mundo, a fim de defender as Seleções de Brasil e Paraguai.

Em 7 das 22 Copas realizadas até hoje, o clube gaúcho teve pelo menos um jogador convocado para o maior torneio de seleções do planeta.

Jogadores do Grêmio em Copas do Mundo

  • Copa do Mundo de 1966: Alcindo, atacante.
  • Copa do Mundo de 1970: Everaldo, lateral-esquerdo.
  • Copa do Mundo de 1982: Batista, meio-campista; Paulo Isidoro, meia-atacante.
  • Copa do Mundo de 1986: Valdo, meio-campista.
  • Copa do Mundo de 1998: Catalino Rivarola, zagueiro (Paraguai)
  • Copa do Mundo de 2002: Anderson Polga, zagueiro; Luizão, atacante;
  • Copa do Mundo de 2018: Pedro Geromel, zagueiro

História do Grêmio em Copas do Mundo

Copa do Mundo de 1966

A participação de jogadores do Grêmio em Copas começou na Inglaterra, em 1966, com o atacante Alcindo, conhecido como “o Bugre”.

O atacante é o maior artilheiro da história do Imortal Tricolor, com 229 gols, em 378 jogos.

Copa do Mundo de 1970

Na campanha do tricampeonato mundial do Brasil, o Grêmio teve somente um representante no torneio: o lateral-esquerdo Everaldo, que foi titular e um dos pilares da conquista brasileira, no México.

O jogador entrou para a história como o primeiro jogador do Grêmio a conquistar uma Copa do Mundo — fato que rendeu ao clube a estrela dourada em sua bandeira tricolor.

Além disso, Everaldo foi o primeiro tricampeão mundial a falecer, de forma precoce, em 1974, aos 30 anos.

Copa do Mundo 1982

Em 1982, o Grêmio era recém-campeão brasileiro, considerando a conquista de 1981.

O bom desempenho do clube no ano anterior à Copa fez com que o Tricolor tivesse duas convocações: os meio-campistas Batista e Paulo Isidoro (que fez dois gols na final do Campeonato Brasileiro de 1981).

Aquela Seleção, que para muitos foi a mais encantadora da história, acabou sendo eliminada pela Itália, nas quartas de final, após derrota por 3 a 2.

Copa do Mundo 1986

Em 1986, no México, o meia Valdo representou o Grêmio no Mundial. Apesar da convocação, o jogador não saiu do banco nos cinco jogos disputados pelo Brasil no torneio.

Copa do Mundo 1998

Em 1998, na França, pela primeira vez o Grêmio teve convocado para a Copa um atleta estrangeiro: o zagueiro Catalino Rivarola, que representou o Paraguai, equipe que chegou às oitavas de final naquela Copa.

Apesar do chamado, Rivarola ficou no banco em todos os jogos da Seleção Paraguaia no torneio.

Copa do Mundo 2002

No ano de 2002, a equipe gaúcha teve dois representantes na Copa, após ficar após 16 anos sem ter jogadores convocados para Mundiais: o zagueiro Anderson Polga e o atacante Luizão, ambos reservas acionados no pentacampeonato da Seleção Brasileira.

Os jogadores se juntaram a Everaldo no panteão de gremistas campeões da Copa do Mundo.

Copa do Mundo 2018

No Mundial da Rússia, o Grêmio teve pela última vez um jogador convocado para a Copa do Mundo: o zagueiro Pedro Geromel, ídolo do clube.

O jogador se credenciou à Seleção após vencer a Copa do Brasil de 2016 e a Copa Libertadores de 2017 pelo Imortal Tricolor e foi reserva do Brasil na Copa de 2018

Campeões mundiais pelo Grêmio

Entre os nove convocados para a Copa do Mundo que jogavam pelo Grêmio, três tiveram a honra de conquistar o Mundial.

Em 1970, o lateral Everaldo fez parte do elenco tricampeão mundial pelo Brasil.

Em 2002, o zagueiro Anderson Polga e o atacante Luizão participaram da campanha do pentacampeonato da Seleção Brasileira.

Anderson Polga com o troféu da Copa do Mundo

Leia também

Repórter em formação com experiência em coberturas locais e interestaduais, com atuação em diferentes frentes do jornalismo. Apaixonado por esportes, especialmente futebol, acompanha o cenário nacional e internacional, com foco em contexto, informação e curiosidades do jogo. Acumula passagem por No Ataque e Estado de Minas.

Ouvindo...