Copa do Mundo: quantos jogadores do Atlético foram titulares de Seleções em Mundiais?

Seis jogadores do Atlético foram titulares de seleções em Copas do Mundo, distribuídos entre diferentes gerações

Taffarel era o goleiro titular da Seleção em 1994

A história do Atlético nas Copas do Mundo não se resume apenas a convocações. Ao longo das décadas, o clube mineiro teve atletas que não apenas defenderam suas seleções, mas assumiram papel de protagonismo, iniciando partidas como titulares em Mundiais, feito reservado a poucos jogadores no futebol mundial.

Desde os anos 1970, o Galo viu nomes históricos vestirem a camisa alvinegra e, ao mesmo tempo, figurarem entre os onze iniciais de suas seleções na maior competição do planeta.

Ao todo, seis jogadores do Atlético foram titulares de seleções em Copas do Mundo, distribuídos entre diferentes gerações e edições do torneio.

O Atlético entre os protagonistas das Copas

Os titulares do Galo em Copas do Mundo aparecem em seis edições diferentes, entre 1974 e 2002, representando tanto o futebol brasileiro quanto seleções estrangeiras.

  • Jogadores do Atlético titulares em Copas: seis
  • Copas com titulares atleticanos: seis (1974, 1978, 1982, 1986, 1998 e 2002)
  • Seleções representadas: Brasil e Uruguai
  • Jogadores campeões do mundo: Gilberto Silva (2002)
  • Maior edição: Copa de 1982, com três titulares

Copa do Mundo de 1974: Mazurkiewicz, referência mundial no gol

Na Copa do Mundo de 1974, disputada na Alemanha, o Atlético teve como titular o lendário goleiro Ladislao Mazurkiewicz, defendendo a seleção do Uruguai.

Considerado um dos maiores arqueiros da história do futebol sul-americano, Mazurkiewicz foi titular absoluto da Celeste Olímpica, reforçando o peso internacional do Atlético naquele período.

Na edição anterior, quando atuava pelo Peñarol-URU, o arqueiro ficou eternizado por ter sofrido um drible de corpo de Pelé, que acabou chutando para fora e desperdiçando a chance de marcar um dos gols mais bonitos da história das Copas.

Copa do Mundo de 1978: Toninho Cerezo assume o meio-campo

Quatro anos depois, na Copa do Mundo da Argentina, o Galo voltou a ter um titular em seleções.

O meio-campista Toninho Cerezo foi titular da Seleção Brasileira em 1978, iniciando partidas e se consolidando como um dos grandes nomes do futebol nacional naquele ciclo.

Reinaldo, ídolo do clube, era reserva do escrete canarinho, mas foi titular no confronto diante da Argentina.

Copa do Mundo de 1982: geração marcante e três titulares

A Copa do Mundo de 1982, na Espanha, foi o grande ponto alto da presença atleticana em Mundiais.

Naquela edição, três jogadores do Atlético foram titulares de suas seleções:

  • Luisinho – zagueiro da Seleção Brasileira
  • Toninho Cerezo – meio-campista
  • Éder Aleixo – atacante

As diversas convocações alvinegras para o Mundial de 1982 foram realizadas tendo em vista a excelente safra de jogadores vivida pelo Atlético àquela altura, que levaram o clube a conquistar o hexacampeonato mineiro (entre 1978 e 1983).

Aquela Seleção, que para muitos foi a mais encantadora da história, acabou sendo eliminada pela Itália, nas quartas de final, após derrota por 3 a 2.

Seleção Brasileira de 1982

Copa do Mundo de 1986: Elzo mantém o Galo representado

Na Copa do Mundo de 1986, no México, o volante Elzo foi titular da Seleção Brasileira em partidas do torneio.

O jogador conquistou os estaduais de 1985 e 1986 pelo Galo.

Copa do Mundo de 1998: Taffarel, segurança no gol brasileiro

Em 1998, na França, o Atlético voltou a ter um nome de peso como titular.

O goleiro Taffarel foi o camisa 1 da Seleção Brasileira durante toda a campanha, que terminou com o vice-campeonato mundial.

Ídolo da posição, o arqueiro consolidou seu nome entre os maiores goleiros da história do futebol brasileiro, ao defender duas cobranças na disputa por pênaltis vencida pelo Brasil, na semifinal contra a Holanda.

Copa do Mundo de 2002: Gilberto Silva, pilar do penta

A lista de titulares atleticanos em Copas se completa em 2002, quando o volante Gilberto Silva foi titular da Seleção Brasileira campeã do mundo.

Discreto, eficiente e fundamental no equilíbrio da equipe, Gilberto atuou como um dos pilares do time comandado por Luiz Felipe Scolari, ajudando o Brasil a conquistar o pentacampeonato mundial.

O desempenho do jogador foi tão satisfatório que levou o Arsenal a concretizar a contratação de Gilberto após aquela Copa do Mundo.

Leia também

Gilberto Silva era jogador do Atlético durante a Copa do Mundo de 2002

Repórter em formação com experiência em coberturas locais e interestaduais, com atuação em diferentes frentes do jornalismo. Apaixonado por esportes, especialmente futebol, acompanha o cenário nacional e internacional, com foco em contexto, informação e curiosidades do jogo. Acumula passagem por No Ataque e Estado de Minas.

Ouvindo...