Copa do Mundo 2026: o guia definitivo com datas, sedes e novo formato explicado

Sorteio nesta sexta-feira (5) definirá grupos da próxima edição do Mundial

Troféu da Copa do Mundo de 2026

A Fifa definirá, nesta sexta-feira (5), os grupos da próxima edição da Copa do Mundo. O sorteio será realizado Washington, capital dos Estados Unidos, uma das sedes do Mundial junto de Canadá e México. A Itatiaia detalha abaixo o guia definitivo da disputa com datas, sedes, participantes e o novo formato explicado.

Formato explicado

As seleções serão divididas em 12 grupos com quatro integrantes. México, Canadá e Estados Unidos são cabeças de chave junto das outras nove seleções mais bem ranqueadas.

Líder e vice-líder avançam para a segunda fase. Os oito melhores terceiros colocados também garantem vaga na fase que antecede as oitavas de final da competição.

O chaveamento será decidido durante o sorteio, mas diferentemente das outras edições, não será possível determinar o caminho até a disputa da grande final.

Isso ocorre em função do cruzamento na segunda fase do torneio. No total, serão seis confrontos decididos com o rendimento das equipes. As outras eliminatórias serão pré-estabelecidas a partir dos grupos.

Todos os jogos das fases eliminatórias serão disputados em partida única. Em caso de empate, será realizada prorrogação e, persisitindo a igualdade, a disputa vai para os pênaltis.

Leia também

Equipes já garantidas e dinâmica do sorteio

A última Data Fifa, em novembro, terminou com 42 seleções classificadas à Copa do Mundo. As seis vagas restantes serão disputadas em repescagem disputada em março do ano que vem.

Os potes foram definidos pela colocação no ranking da Fifa. As seleções da repescagem serão alocadas no Pote 4. Duas seleções de cada confederação não podem ser colocadas no mesmo grupo, com exceção da UEFA, que tem mais representantes.

  • Pote 1: Estados Unidos, México, Canadá, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha.
  • Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
  • Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
  • Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia e classificados da repescagem.

Repescagem

Bolívia, República Democrática do Congo, Iraque, Nova Caledônia, Jamaica e Suriname brigam por duas vagas. As partidas serão disputas no México, do dia 23 ao dia 31 de março de 2026.

Itália, Dinamarca, Turquia, Ucrânia, Polônia, País de Gales, Tchéquia, Eslováquia, Irlanda, Albânia, Bósnia, Kosovo, Romênia, Suécia, Macedônia do Norte e Irlanda do Norte brigam por quatro vagas.

Todas as datas da Copa do Mundo

  • Fase de grupos: 11 de junho até 27 de junho
  • Segunda fase: 28 de junho até 3 de julho
  • Oitavas de final: 4 de julho até 7 de julho
  • Quartas de final: 9 de julho até 11 de julho
  • Semifinal: 14 e 15 de julho
  • Disputa pelo terceiro lugar: 18 de julho
  • Final: 19 de julho

Todas as sedes da Copa do Mundo 2026

A Copa do Mundo em 2026 passará por 16 cidades nos três países. A maior concentração de partidas será realizada nos Estados Unidos (78 jogos). As outras partidas serão divididas igualmente entre Canadá e México, com cada país recebendo 13 partidas.

Os três países recebem jogos das três primeiras fases do torneio. A partir das quartas final os jogos serão concentrados nos Estados Unidos. A final será no Metlife Stadium, enquanto a decisão do terceiro lugar será no Hard Rock Stadium.

  • México: Estádio Banorte (Cidade do México), Estádio BBVA (Monterrey), Estádio Akron (Guadalajara).
  • Estados Unidos: MetLife Stadium (Nova Jersey), AT&T Stadium (Dallas), GEHA Field at Arrowhead Stadium (Kansas City), NRG Stadium (Houston), Mercedes-Benz Stadium (Atlanta), SoFi Stadium (Los Angeles), Lumen Field (Seattle), Levi’s Stadium (São Francico), Hard Rock Stadium (Miami), Gilette Stadium (Foxborough).
  • Canadá: BC Place (Vancouver) e BMO Field (Toronto).
Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.

Ouvindo...