A Fifa promove nesta sexta-feira (5) o sorteio que definirá os grupos da
O evento também servirá de palco para a estreia do “FIFA Peace Prize – Football Unites the World” (Prêmio da Paz da Fifa), prêmio anual criado pela entidade para reconhecer ações em prol da paz e união global. A primeira entrega ocorrerá durante o sorteio.
A Fifa não divulgou critérios de votação ou lista de indicados, mas a expectativa nos bastidores é de que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos e atual presidente do conselho do Kennedy Center, seja o primeiro homenageado.
A relação próxima com Gianni Infantino, presidente da entidade máxima do futebol, e o foco de Trump na organização do Mundial influenciam tal leitura. A tabela completa da competição com horários e logística das seleções, contudo, só será divulgada no sábado (6), em novo evento promovido pela Fifa.
Novo formato e participantes
A edição de 2026 será a primeira com 48 seleções, divididas em 12 grupos. Ao todo, 42 equipes já estão classificadas, enquanto outras seis vagas serão definidas até março.
Seleções confirmadas no sorteio
- Anfitriões: Canadá, Estados Unidos e México
- Ásia: Austrália, Arábia Saudita, Catar, Japão, Jordânia, Coreia do Sul, Irã* e Uzbequistão
- África: África do Sul, Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia
- América Central e do Norte: Curaçao, Haiti e Panamá
- América do Sul: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai
- Oceania: Nova Zelândia (Austrália classificada via eliminatórias asiáticas)
- Europa: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Noruega, Portugal e Suíça
*O Irã afirmou, por meio do porta-voz da federação iraniana, Amir Mehdi Alav, que
A repescagem europeia definirá quatro vagas entre Albânia, Bósnia e Herzegovina, Dinamarca, Itália, Kosovo, Irlanda do Norte, Macedônia do Norte, Polônia, República da Irlanda, Romênia, Eslováquia, Suécia, Turquia, Ucrânia, País de Gales e Tchéquia.
As duas últimas virão da Repescagem Mundial, disputado por Bolívia, Iraque, RD Congo, Nova Caledônia, Jamaica e Suriname.
Procedimentos do sorteio
Os países-sede terão tratamento específico no pote 1. As bolas serão coloridas e, conforme saírem, definirão as posições México em A1, Canadá em B1 e Estados Unidos em D1. As demais seleções do pote serão distribuídas na posição 1 de cada grupo.
A Fifa estabeleceu restrições para evitar desequilíbrio competitivo. As quatro seleções melhor ranqueadas — Espanha, Argentina, França e Inglaterra — não poderão ficar no mesmo caminho até a semifinal.
O regulamento também impede que mais de uma seleção da mesma confederação caia no mesmo grupo, com exceção da UEFA, que poderá ter até duas equipes por chave.
Todos os potes do sorteio
- Pote 1: Estados Unidos, México, Canadá, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha.
- Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
- Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
- Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia e classificados da repescagem.
Atrações e convidados
O ator e produtor Danny Ramirez também participará da apresentação, ficando responsável pela interação com lendas do futebol e público presentes no local.
O ex-jogador Rio Ferdinand irá conduzir o sorteio, ao lado de Samantha Johnson. O ex-jogador de futebol americano Eli Manning será o host do tapete vermelho.
Para o sorteio, a Fifa escolheu estrelas do esporte de cada uma das ligas mais importantes dos Estados Unidos para realizar as escolhas de cada pote: Tom Brady (
Mundial retorna ao calendário tradicional
A Copa de 2026 será disputada entre 11 de junho e 19 de julho, retomando o período clássico do torneio após a edição de 2022 no Catar, realizada no fim do ano por conta do calor extremo.