Belo Horizonte
Itatiaia

Colômbia estreia com vitória sobre Uzbequistão e assume liderança do Grupo K

Seleção Colombiana venceu equipe uzbeque por 3 a 1 na madrugada desta quinta-feira (18)

Por
Luis Diaz e Muñoz, autores dos gols da Colômbia • AFP

A Seleção Colombiana venceu o Uzbequistão por 3 a 1, nesta quinta-feira (18), no Estádio Azteca, no México, pela primeira rodada do Grupo K da Copa do Mundo 2026.

Daniel Muñoz, Luis Díaz e Campaz marcaram os gols da Colômbia, enquanto Fayzullaev descontou para a Seleção Uzbeque. 

Com a vitória, a equipe colombiana assumiu a liderança do Grupo K, com três pontos. Já a equipe uzbeque está na lanterna, sendo a única que não pontuou na chave.

A Colômbia volta a campo na próxima terça-feira (23), às 23h (de Brasília), para enfrentar a RD Congo. Já a Seleção Uzbeque enfrentará Portugal, também no dia 23, às 14h (de Brasília). 

O jogo

Primeiro tempo

A Colômbia dominou as ações do jogo no primeiro tempo e terminou a etapa inicial com mais de 70% de posse de bola. Apesar disso, a equipe de James Rodríguez teve dificuldade em furar a defesa do Uzbequistão, tendo apenas duas chances claras de gol.

A primeira grande chance foi aos 31 minutos do primeiro tempo, quando Luis Diáz recebeu passe de Arias e chutou na trave.

Posteriormente, a insistência colombiana foi recompensada aos 41 minutos da etapa inicial. Após belo lançamento de Luis Díaz, Daniel Muñoz finalizou de primeira para marcar.

Segundo tempo

A segunda etapa seguiu no mesmo ritmo da primeira, com a Colômbia dominando as ações, mas sem sucesso em ameaçar o gol defendido por Yusupov. Por outro lado, Uzbequistão encontrava muita dificuldade para trocar passes e criar jogadas enquanto tinha a bola. 

Apesar disso, a Seleção Uzbeque conseguiu encaixar um contra-ataque e contou com falha do goleiro Vargas para empatar o jogo. Fayzullaev, de 22 anos, marcou o primeiro gol do Uzbequistão em Copas do Mundo e deixou tudo igual no placar.

O empate não durou muito. Cinco minutos depois, Luís Diaz finalizou da entrada da área e contou com falha do goleiro uzbeque para marcar o segundo gol da Colômbia na partida.

Na reta final, a Seleção Uzbeque começou a trocar mais passes e chegou a ameaçar o gol defendido por Vargas, mas não conseguiu o gol de empate.

Nos acréscimos, Campaz, de cabeça, marcou o terceiro da Colômbia no jogo e deu números finais à partida.

Uzbequistão 1 x 3 Colômbia

Uzbequistão

Yusupov, Khusanov, Ashurmatov (Urozov), Nasrullaev, (Farrukh Sayfiev) Abdullaev, Karimov, Mozgovoy, Shukurov, Urunov (Khamdamov), Fayzullaev (Azizbek Amanov) e Shomurodov (Igor Sergeev)

Colômbia

Vargas; Muñoz, Sanchez, Lucumi, Mujica, John Lerma, G.Puerta (Richard Ríos), John Ariaz (Kevin Castaño), James Rodriguez (Campaz), Luiz Dias (Andrés Gómez) e Luis Suárez (Cucho Hernández)

Cartões amarelos: Johan Mojica (Colômbia), Khusanov (Uzbequistão)

Cartões vermelhos: nulo

  • Motivo: 1ª rodada do Grupo K da Copa do Mundo
  • Local: Estádio Azteca, Cidade do México, México
  • Data e hora: 17 de junho (quarta-feira) de 2026, às 23h (de Brasília)
  • Árbitro: Anthony Taylor
  • Assistentes: Gary Beswick e Adam Nunn
  • Quarto Árbitro: Juan Calderón
Por

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais