Belo Horizonte
Itatiaia

Brasil ‘escapa’ de algozes pós-penta em chaveamento de 2026

Brasil já conhece os possíveis adversários até uma eventual final

Por e 
Divulgação/CBF

A Seleção Brasileira inicia a jornada no mata-mata da Copa do Mundo de 2026 na próxima segunda-feira (29), quando enfrenta o Japão pelos 16 avos de final. Entretanto, um fato curioso chama a atenção no possível caminho da Amarelinha até a grande decisão: todos os últimos algozes do Brasil em Copas do Mundo estão do outro lado do chaveamento do torneio.

Desde a conquista do pentacampeonato, em 2002, a Seleção foi eliminada por França (2006), Holanda (2010), Alemanha (2014), Bélgica (2018) e Croácia (2022). Nesta edição, porém, todas essas seleções ficaram no lado oposto da chave e só poderão reencontrar o Brasil em uma eventual final.

Relembre as últimas eliminações do Brasil

Depois do título conquistado em 2002, o Brasil chegou para o Mundial de 2006 com uma equipe forte e recheada de craques. Entretanto, a trajetória terminou nas quartas de final, quando a França venceu por 1 a 0, com gol de Thierry Henry.

Já em 2010, na África do Sul, os holandeses venceram por 2 a 1, de virada, novamente nas quartas de final, em jogo marcado por falhas defensivas e pela expulsão do volante Felipe Melo.

Quatro anos depois, aconteceu um dos episódios mais traumáticos para a Seleção Brasileira. Na semifinal disputada no Mineirão, a Alemanha aplicou a maior derrota da história da Seleção em Copas: 7 a 1.

Na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, o Brasil foi eliminado pela Bélgica, novamente nas quartas de final. A derrota por 2 a 1 veio após um primeiro tempo dominado pelos belgas, que abriram vantagem e resistiram à pressão brasileira na etapa final.

A eliminação mais recente do Brasil foi na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a Croácia venceu nos pênaltis por 4 a 2, nas quartas de final.

Possível caminho do Brasil até a final

Se vencer o Japão na segunda-feira, o Brasil enfrentará nas oitavas de final o vencedor do confronto entre Noruega e Costa do Marfim. Caso avance, poderá medir forças nas quartas de final com México, Equador, Inglaterra ou RD Congo.

Se chegar às semifinais, fase que não disputa desde a Copa de 2014, a Seleção poderá enfrentar a atual campeã mundial, a Argentina. Cabo Verde, Austrália, Egito, Suíça, Colômbia e Gana também surgem como possíveis adversários na semifinal.

Por

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Por

Giovanna Rafaela Castro é jornalista graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Amante de esportes e suas diversas ramificações no extracampo. Passagem por Estado de Minas.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais