Com polêmicas, Senegal bate Marrocos e conquista a Copa Africana de Nações

Pape Gueye marcou um golaço no começo da prorrogação que dá o bicampeonato senegalês

Pape Gueye marcou o gol do título de Senegal na Copa Africana

Senegal é campeão da Copa Africana de Nações 2025. Neste domingo (18), a Seleção Senegalesa derrotou Marrocos por 1 a 0 na decisão do torneio, jogando no Prince Moulay Abdellah Stadium, em Rabat, capital marroquina.

Pape Gueye, no começo da prorrogação, marcou o único gol da partida, que teve diversas polêmicas, confusões e muita emoção [veja abaixo].

Esse foi o segundo título da história de Senegal na Copa Africana de Nações. Os Leões de Teranga venceram o torneio em 2021, com diversos atletas da atual geração.

Polêmicas, confusão e golaço

Os senegaleses chegaram a sair de campo após o árbitro marcar um pênalti para Marrocos, na reta final do tempo normal. Porém, Sadio Mané chamou os jogadores de volta e a partida recomeçou.

Na cobrança, Brahim Díaz tentou uma cavadinha e deu a bola nas mãos do goleiro Mendy. No começo do tempo extra, veio o gol da vitória senegalesa. Gueye avançou pela meia-esquerda, chegou próximo à área e soltou uma bomba, no ângulo de Bono.

Os 30 minutos finais foram muito movimentados. Marrocos deu muito trabalho para a zaga senegalesa e Mendy precisou trabalhar para segurar o resultado. Aguerd, pelo alto, chegou a acertar o travessão no segundo tempo.

Do outro lado, Bono, caído no chão, fez uma defesa espetacular para evitar o gol de Mbayé aos 110 minutos.

Mundial vem aí

Vale lembrar que o Marrocos será adversário do Brasil na Copa do Mundo deste ano. Ambos estão no Grupo C da competição, juntamente de Escócia e Haiti. O confronto está marcado para o dia 13 de junho, às 19h (de Brasília), na primeira rodada.

Os senegaleses, por sua vez, estão no Grupo I, considerado o mais complicado do Mundial. Vão enfrentar França, Noruega e um vencedor da repescagem na primeira fase.

Leia também

Mineiro de Barão de Cocais e jornalista graduado na Fumec. Passagens pela Rádio FUMEC e pelos portais FutebolNews, TechTudo e brasileirao.com.br. Apaixonado pelo bom futebol, por jogadas ensaiadas e grande defensor do “feijão com arroz”.

Ouvindo...