Ouvindo...

Clube espanhol vende controle do futebol a fundo de investimentos

Arquirrival do Barcelona, Espanyol passa a ter o futebol controlado por empresa e, agora, se inspira em clube inglês

Torcida do Espanyol, da Espanha

O Espanyol, que disputará a Primeira Divisão do Campeonato Espanhol em 2025/26, anunciou, nesta segunda-feira (14), a venda do controle do futebol ao fundo de investimentos Velocity Sport Limited (VSL), liderado pelo empresário Alan Pace. A negociação foi um acordo RASTAR, maior acionista do clube.

No comunicado divulgado pelo Espanyol, não há valores da negociação. No entanto, segundo o que foi divulgado pelo Jornal Marca, o futebol do clube foi vendido por, aproximadamente, 200 milhões de euros (mais de R$ 1,2 bilhão na cotação atual).

Ainda de acordo com a nota, o Espanyol, agora, deseja chegr ao mesmo nível, administrativo e esportivo, do Bunrley, da Inglaterra. O clube inglês também tem seu futebol controlado pelo VSL.

Leia o comunicado divulgado pelo Espanyol, na íntegra e traduzido para o português

“O grupo RASTAR , maior acionista do RCD Espanyol, chegou a um acordo nas últimas horas com o grupo Velocity Sport Limited (VSL) de Matriu Anglesa, mas também participará com acionistas norte-americanos, para se tornar acionista desta holding e participar de uma aliança estratégica que colocará o RCD Espanyol no mesmo nível do Burnley FC, o único clube deste grupo.

Desta forma, tanto a equipe alvinegra quanto a inglesa farão parte, ambas mantidas de forma independente, deste grupo de investimento que amplia seus interesses ao poder compartilhar tanto um clube na categoria mais alta da LaLiga quanto também na Premier League.

Esta fórmula de integração empresarial permite a coexistência de dois modelos de clubes históricos que atuarão de forma autônoma, já que é a fonte de um grupo econômico mateix. Este processo, todos os acordos alcançados, estão pendentes de oficialização e doação para os fins que não estão formalizados em todos os trâmites administrativos.

Desta forma, a RASTAR não se separa do RCD Espanyol, mas sim as seis ações que passam a fazer parte deste novo veículo de investimento que terá participação em ambos os clubes. Da mesma forma, a RASTAR confirma, tanto nesta fase como na gestão, a firme convicção de que esta integração no grupo VSL lhe permitirá fortalecer tanto a estrutura económica como desportiva do RCD Espanyol.”

Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.