Ouvindo...

Em vantagem, Cruzeiro recebe Palmeiras por vaga na final do Brasileiro Feminino

Time celeste venceu o primeiro jogo, fora de casa, por 3 a 1 e decidirá a semifinal diante da torcida

Marilia, do Cruzeiro, e Patricia Maldaner, do Palmeiras

O Cruzeiro recebe o Palmeiras, neste domingo (31), para definir a vaga na final do Campeonato Brasileiro Feminino. As equipes se enfrentam às 10h30 (de Brasília), no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pelo segundo jogo da semifinal.

As cabulosas entram em campo com uma boa vantagem conquistada no último domingo (24), na Arena Barueri, em Barueri, São Paulo, pela ida da semifinal. A equipe celeste venceu por 3 a 1 de virada, com gols de Gaby Soares, Vanessinha e Letícia Ferreira.

Com isso, mesmo se perder por um gol de diferença, o Cruzeiro ainda fica com a vaga na decisão do Brasileirão A1. Caso perca por dois gols de diferença, a vaga na final será definida na disputa de pênaltis. Se o Palmeiras vencer por três ou mais gols de diferença, as paulistas avançam.

Quem se classificar, jogará contra o vencedor do clássico entre Corinthians e São Paulo. As duas equipes se enfrentam também às 10h30, deste domingo. No primeiro jogo, as Brabas venceram as Tricolores por 2 a 0, fora de casa, no último domingo (24).

Leia também

Equipes desfalcadas

Cruzeiro

Para a partida deste domingo, o treinador Jonas Urias tem dois desfalques confirmados.

Gio Oliveira segue em recuperação após ser diagnosticada com um edema ósseo no joelho. Fabiola Sandoval também está em tratamento. A atleta sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo no fim de julho.

Além dos desfalques já confirmados, a zagueira Isa Haas é dúvida para a partida. A atleta não entra na lista de relacionadas há três jogos.

A camisa 3 sentiu um desconforto muscular na coxa direita antes do primeiro jogo contra o RB Bragantino pelas quartas de final do Brasileirão. A atleta também não foi relacionada para o segundo jogo das quartas, disputado no Independência. Haas viajou ao Rio Grande do Sul devido a questões familiares.

Com isso, o treinador celeste deve ir a campo com Camila, Isabela, Paloma Maciel, Vitória Calhau; Bedoya, Gisseli, Gaby Soares; Byanca Brasil, Marília, Vanessinha e Leticia.

Palmeiras

A treinadora Camila Orlando também terá desfalques para a partida.

As atletas Ana Flávia, Dudinha e Natascha sofreram lesões no ligamento cruzado anterior do joelho (LCA) e estão sob cuidados do departamento médico do clube.

Bianca Gomes também não vai para o jogo. A camisa 15 passou por uma cirurgia no quadril esquerdo em março e está em recuperação.

Com isso, a treinadora Camila Orlando deve começar com Kate Tapia; Poliana, Pati Maldaner, Fê Palermo, Brena, Espinales, Ingredy, Yoreli Rincón, Andressinha, Amanda Gutierres e Tainá Maranhão.

Jogo de ida

Andressinha abriu o placar para as Palestrinas aos 38 minutos do primeiro tempo. A camisa 20 do Palmeiras cobrou falta próxima à área com perfeição e acertou a bola no canto, sem chances para a goleira celeste.

Já aos três minutos do segundo tempo, Letícia Ferreira recebeu cruzamento de Byanca Brasil, desviou e igualou o placar para o Cruzeiro.

Cinco minutos depois, aos oito, veio a virada celeste. Vanessinha foi lançada, ganhou disputa de bola na velocidade e chutou na saída da goleira alviverde.

Já aos 14 da etapa complementar, foi a vez de Gaby Soares balançar as redes para o Cruzeiro. A jogadora aproveitou bela jogada de Byanca Brasil pela esquerda, dominou de peito, fuzilou para as redes e fechou o placar em Barueri.

Campanhas até a semifinal

O Cruzeiro terminou a primeira fase na liderança do campeonato, com 36 pontos - foram 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota em cinco jogos.

Nas quartas de final, as Cabulosas enfrentaram o RB Bragantino. O primeiro jogo, disputado no estádio Canindé, em São paulo, terminou em 0 a 0. Já no jogo de volta, no estádio Independência, em Belo Horizonte, o time mineiro venceu por 2 a 0 e garantiu a vaga na semi.

O Palmeiras, por sua vez, terminou a fase classificatória em 4ª lugar, com 30 pontos - nove vitórias, três empates e três derrotas em 15 jogos.

Nas quartas, as Palestrinas enfrentaram o Flamengo. O jogo de ida, disputado no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ, terminou com vitória rubro-negra por 3 a 2. O Palmeiras conseguiu reverter o placar no jogo de volta ao vencer por 3 a 0 e avançou de fase na competição.

Histórico Cruzeiro x Palmeiras

  • Palmeiras 1 x 3 Cruzeiro - ida semifinal Brasileiro feminino 2025
  • Palmeiras 0 x 1 Cruzeiro - 12ª rodada Brasileiro feminino 2025
  • Palmeiras 2 x 2 Cruzeiro - volta quartas de final Brasileiro Feminino 2024
  • Cruzeiro 1 x 2 Palmeiras - ida quarta de final Brasileiro Feminino 2024
  • Cruzeiro 1 x 2 Palmeiras - 9ª rodada Brasileiro Feminino 2024
  • Palmeiras 3 x 2 Cruzeiro - 11ªrodada Brasileiro Feminino 2023
  • Cruzeiro 2 x 4 Palmeiras - 4ª rodada Brasileiro Feminino 2022
  • Palmeiras 4 x 2 Cruzeiro - 3ª rodada Brasileiro Feminino 2021
  • Cruzeiro 0 x 5 Palmeiras - 4ª rodada Brasileiro Feminino 2020

Cruzeiro x Palmeiras

  • Motivo: volta da semifinal do Campeonato Brasileiro Feminino
  • Data e horário: domingo, 31 de agosto, 10h30 (de Brasília)
  • Local: Estádio Independência - Belo Horizonte (MG)
  • Árbitro: Rejane Caetano da Silva (RJ);
  • Auxiliares: Gizeli Casaril (SC) e Brigida Cirilo Ferreira (AL);
  • VAR: Anderson Da Silveira Farias (RS)
  • Onde assistir: Globo, SporTV e TV Brasil
Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte