Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Atlético não foi o único não de CEO do Fortaleza; veja quem procurou Marcelo Paz

Dirigente vai permanecer no Leão em 2025; cúpula do Galo sondou recentemente, mas outros clubes também já tentaram contratar Paz

Marcelo Paz, CEO do Fortaleza

Ao final do Campeonato Brasileiro, no início de dezembro, Marcelo Paz recebeu sondagem para ser o homem a comandar o futebol do Atlético. Agradeceu e avisou que, por enquanto, não pretende deixar o Fortaleza, onde hoje é o CEO da SAF (Sociedade Anônima de Futebol) e tem contrato até o fim de 2027.

A informação do interesse do Galo foi dada pelo jornalista Paulo Vinícius Coelho e confirmada pela Itatiaia. O Atlético não foi o primeiro clube a tentar tirar Marcelo Paz do Fortaleza e não conseguiu.

Em 2023, John Textor convidou Paz para ser o homem forte do futebol na SAF do Botafogo. Houve até uma “entrevista”, como o gestor do Fortaleza disse a amigos. Cordialmente ele rejeitou, já que o plano da SAF do Tricolor do Pici estava em fase final de implantação.

Outro que ligou para Paz e o sondou foi Augusto Melo, presidente do Corinthians, em meados des 2024. Havia expectativa de que com o Fortaleza em situação estável, Paz poderia topar outro projeto, mas também houve a negativa.

Esses dos convites são públicos. Outros dois aconteceram, apurou a Itatiaia: do Athletico-PR e do Red Bull Bragantino. Neste segundo, a ideia era que Paz tivesse carta branca para comandar o projeto da empresa austríaca no Brasil, em contato direto com a matriz europeia. Novamente ele preferiu ficar no Fortaleza.

Por que Paz não deixa o Fortaleza?

Marcelo Paz, hoje com 39 anos, assumiu a presidência do Leão em 2017, quando o clube estava na Série C nacional.

De lá para cá, o Fortaleza teve um salto impressionante em desempenho e estrutura. Em 2025, o time vai para o sétimo ano seguido na Série A, recorde para um clube nordestino e vai disputar pela terceira vez a Libertadores, isso tudo depois de conquistar, em 2023, um vice-campeonato da Copa Sul-Americana.

O sucesso do Fortaleza fez com que essas outras agremiações consultassem Paz, que tem formação em administração e se transformou em um gestor de futebol cobiçado, apesar de oriundo de outro ramo, o escolar.

Era diretor de futebol, em 2017, quando o então presidente, o hoje senador Eduardo Girão, renunciou depois de um mandato que sanou financeiramente o clube.

Em novembro de 2023, Paz renunciou à presidência para assumir o comando da SAF, aprovada pelo Conselho. O poder de decisão que tem hoje à frente do comando do Fortaleza é uma das explicações para as negativas que já deu, já que não teria isso em qualquer outro lugar. Mas não a única.

Sua mulher, Jade Romero, é vice-governadora do Ceará, e recentemente o casal teve uma filha, Marcela. A agenda de Jade na política impede uma mudança de estado neste momento, e Paz prefere ficar na capital cearense a acompanhando.

É possível que em um futuro, Paz tope outro projeto. Mas na visão dele, e de sua equipe, o Fortaleza ainda não atingiu o teto sob seu comando.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.

Ouvindo...