Ao final do
A informação do interesse do Galo foi dada pelo jornalista Paulo Vinícius Coelho e confirmada pela Itatiaia. O Atlético não foi o primeiro clube a tentar tirar Marcelo Paz do Fortaleza e não conseguiu.
Em 2023, John Textor convidou Paz para ser o homem forte do futebol na SAF do Botafogo. Houve até uma “entrevista”, como o gestor do Fortaleza disse a amigos. Cordialmente ele rejeitou, já que o plano da SAF do Tricolor do Pici estava em fase final de implantação.
Outro que ligou para Paz e o sondou foi Augusto Melo, presidente do Corinthians, em meados des 2024. Havia expectativa de que com o Fortaleza em situação estável, Paz poderia topar outro projeto, mas também houve a negativa.
Esses dos convites são públicos. Outros dois aconteceram, apurou a Itatiaia: do Athletico-PR e do Red Bull Bragantino. Neste segundo, a ideia era que Paz tivesse carta branca para comandar o projeto da empresa austríaca no Brasil, em contato direto com a matriz europeia. Novamente ele preferiu ficar no Fortaleza.
Por que Paz não deixa o Fortaleza?
Marcelo Paz, hoje com 39 anos, assumiu a presidência do Leão em 2017, quando o clube estava na Série C nacional.
De lá para cá, o Fortaleza teve um salto impressionante em desempenho e estrutura. Em 2025, o time vai para o sétimo ano seguido na Série A, recorde para um clube nordestino e vai disputar pela terceira vez a Libertadores, isso tudo depois de conquistar, em 2023, um vice-campeonato da Copa Sul-Americana.
O sucesso do Fortaleza fez com que essas outras agremiações consultassem Paz, que tem formação em administração e se transformou em um gestor de futebol cobiçado, apesar de oriundo de outro ramo, o escolar.
Era diretor de futebol, em 2017, quando o então presidente, o hoje senador Eduardo Girão, renunciou depois de um mandato que sanou financeiramente o clube.
Em novembro de 2023, Paz renunciou à presidência para assumir o comando da SAF, aprovada pelo Conselho. O poder de decisão que tem hoje à frente do comando do Fortaleza é uma das explicações para as negativas que já deu, já que não teria isso em qualquer outro lugar. Mas não a única.
Sua mulher, Jade Romero, é vice-governadora do Ceará, e recentemente o casal teve uma filha, Marcela. A agenda de Jade na política impede uma mudança de estado neste momento, e Paz prefere ficar na capital cearense a acompanhando.
É possível que em um futuro, Paz tope outro projeto. Mas na visão dele, e de sua equipe, o Fortaleza ainda não atingiu o teto sob seu comando.