Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Sem chances de título, Fortaleza busca melhor colocação da história no Brasileirão

Derrota para o Vitória eliminou objetivo pela taça, mas time cearense ainda pode ser vice-campeão ou terceiro, algo que seria inédito nos pontos corridos

Pochettino, do Fortaleza, em jogo contra o Vitória pelo Brasileirão

A derrota para o Vitória por 2 a 0 em Salvador, neste domingo (1), acabou com as chances do Fortaleza conquistar o título da Série A do Brasileiro. Mas para os dois jogos finais na competição, o objetivo do clube cearense é conseguir a melhor colocação da história de um clube do Nordeste no Brasileirão por pontos corridos.

Este feito já é do Leão do Pici. Em 2021, na primeira temporada do técnico Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza somou 58 pontos, o que era até 2024 sua maior pontuação na competição. O time acabou na quarta colocação, atrás de Atlético (84 pontos), Flamengo (71) e Palmeiras (66), no que foi a melhor posição de um clube do Nordeste até hoje na Série A por pontos corridos, formato adotado em 2003.

O Fortaleza tem 65 pontos, o que já é a sua melhor campanha (pontuação), e também de um clube do Nordeste, no Brasileirão por pontos corridos. O Vitória, em 2013, e o Sport, em 2016, detinham esse posto até esta edição com 59 pontos conquistados. Mas ambos terminaram abaixo da quarta posição de 2021 do Fortaleza.

O Leão tem mais dois jogos até o fim da competição:

  • Atlético-GO x Fortaleza - quarta-feira (4) - 21h30 (de Brasília) - em Goiânia
  • Fortaleza x Inter - domingo (8) - 16h (de Brasília) - na Arena Castelão, em Fortaleza

O Fortaleza ainda pode ser vice-campeão em 2024, apesar de a distância para o Palmeiras, atualmente o segundo colocado, ser de cinco pontos com seis a jogar. É preciso que o Verdão seja derrotado por Cruzeiro (fora) e Fluminense (em São Paulo), e que o Tricolor do Pici ganhe seus dois confrontos, para a pontuação ficar 71 a 70 a favor dos cearenses. Empate em pontos a vantagem é palmeirense por causa do número de vitórias.

Nesse cenário, a terceira colocação é mais viável e aí a disputa é contra Flamengo, terceiro no momento com 66 pontos, e Inter, que tem os mesmos 65 do Leão, mas um saldo de gols melhor, 21 a 13.

Contra o Inter há o confronto direto na última rodada, portanto se vencer seus dois jogos que restam, automaticamente o Fortaleza será ao menos quarto, passando o Inter.

Então seria preciso secar o Flamengo, que visita o Criciúma, no meio de semana, e fecha sua campanha recebendo o Vitória, no Rio, no domingo (8).

Com o título do Botafogo na Copa Libertadores, e o Flamengo campeão da Copa do Brasil, o G4, que classifica direto para a fase de grupos da Libertadores-2025 por meio do Brasileirão, virou G6. O Fortaleza, portanto, já está garantido nessa fase da competição no ano que vem, independentemente do que acontecer nessas duas últimas rodada da competição.

“Eu quero um time com outra mentalidade, com ambição mais forte. Queremos mais. E isso não aconteceu. Todos somos responsáveis e eu primeiro, como líder, quero brigar acima. E estou com dor pelo que aconteceu hoje. Eu queria ganhar, como quero ganhar sempre. Um time como o Fortaleza, que está crescendo, necessita, nessas partidas, mostrar ambição de querer mais”, disse Vojvoda após a derrota para o Vitória.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.