Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza se torna o clube do Nordeste com melhor campanha no Brasileirão

Vitória sobre o Juventude, neste sábado (2), levou o Tricolor cearense aos 60 pontos, superando campanhas de Sport e Vitória na Série A por pontos corridos

Eros Mancuso comemora segundo gol do Fortaleza na vitória sobre o Juventude pelo Brasileiro

O Fortaleza se tornou neste sábado (2) o clube do Nordeste com a melhor campanha na história do Brasileirão disputado por pontos corridos, formato criado em 2003. O time venceu o Juventude por 3 a 0, em Caxias do Sul, pela 32ª rodada, e chegou aos 60 pontos, marca nunca alcançada por outro clube da região.

Em 2021, na primeira temporada do técnico Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza somou 58 pontos, sua maior pontuação até hoje na competição. O time acabou na quarta colocação, atrás de Atlético (84 pontos), Flamengo (71) e Palmeiras (66), no que foi a melhor posição de um clube do Nordeste até hoje na Série A por pontos corridos.

Só que esses 58 pontos não eram, até este sábado, a maior pontuação de um clube do Nordeste na história dos pontos corridos do Brasileirão. Em 2013, o Vitória somou 59 pontos, terminando na quinta colocação naquela edição. E em 2016, o Sport também fez 59 pontos, acabando na sexta posição.

"É sensacional viver esse momento, 60 pontos é algo raro. Fortaleza ultrapassou sua melhor marca, que era 58, vamos tentar pontuar mais, crescer ainda mais dentro da pontuação. Estamos mostrando que estamos brigando por cada ponto nesse campeonato dificílimo”, disse Marcelo Paz, CEO da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Fortaleza.

O Fortaleza tem agora três das cinco maiores pontuações de um clube do Nordeste no Brasileirão no formato que se mantém nos últimos 21 anos.

Veja as cinco maiores pontuações de clubes do Nordeste no Brasileirão por pontos corridos:

  • Fortaleza - 60 pontos - 2024 (competição em andamento)
  • Vitória - 59 pontos - 2013 (5º lugar)
  • Sport - 59 pontos - 2016 (6º)
  • Fortaleza - 58 - 2021 (4º)
  • Fortaleza - 53 - 2019 (9º)

O Bahia, em 1959 e 1988, e o Sport, em 1987, foram os nordestinos campeões brasileiros, mas com regulamentos diferentes, em que havia uma fase mata-mata para definir o vencedor

O Fortaleza, em terceiro, continua na perseguição pelo título da Série A do Brasileirão. A goleada sobre o Juventude diminuiu para quatro pontos a diferença para o líder Botafogo e para um ponto a desvantagem para o Palmeiras, o segundo colocado.

O time cearense seca agora os rivais, que ainda jogam pela 32ª rodada e têm clássicos estaduais pela frente. O Botafogo recebe o Vasco, às 21h30 (de Brasília), de terça-feira (5). Já o Palmeiras joga fora de casa contra o Corinthians, às 20h (de Brasília) de segunda-feira (4).

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.