Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Vojvoda pede união do Fortaleza após crise nos bastidores: ‘Todos são importantes’

Treinador elogiou atuação de seu time após vitória de 2 a 1 sobre o Flamengo no Maracanã, nesta quinta-feira (11), pela 16ª rodada da Série A

Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza

O técnico Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, disse não ter notado nada de estranho no clube nos últimos dias, apesar de uma crise política ter se instaurado nos bastidores. Mas, ao seu modo, sempre discreto, o argentino pediu união de todo os setores que trabalham na sede do Pici.

“Não senti nada estranho no clube e a relação com todos é boa. Claro que em um clube grande como o Fortaleza, em determinados momentos as pessoas podem pensar diferente, mas é um clube forte, unido e vai continuar assim”, disse o treinador após a vitória de 2 a 1 sobre o Flamengo, na noite desta quinta-feira (11), no Maracanã, no Rio. O jogo foi válido pela 16ª rodada da Série A do Brasileiro.

Uma publicação na conta pessoal do Instagram do presidente do Fortaleza, Alex Santiago, na noite de terça-feira (9), citava frase de despedida do Real Madrid do craque argentino Di Stéfano, morto em 2014, e que jogou na Espanha entre 1953 e 1964, o que acabou viralizando nas redes sociais e preocupando torcedores.

No mesmo Instagram, na quarta-feira (10), Santiago negou que pense em renunciar ao cargo. Seu mandato vai até dezembro de 2024. Matéria publicada pelo jornal “O Povo” informou que ele pensou em sair por desavenças dentro do departamento de futebol da SAF, a Sociedade Anônima do Futebol do Fortaleza.

Oficialmente, o Fortaleza nega que Santiago vá renunciar. O advogado é considerado um dos principais responsáveis pelo sucesso recente do Leão dentro e fora de campo, junto com Marcelo Paz e Geraldo Luciano.

Foi ele, por exemplo, um dos profissionais que prospectou o técnico Juan Pablo Vojvoda, então um desconhecido treinador argentino do Unión La Calera, do Chile. Vojvoda e os cinco membros de sua comissão técnica são muito próximos a Santiago.

“Precisamos da unidade de todos, o clube está crescendo e vai continuar crescendo. Não é somente mérito do time, dos jogadores, é todo o conjunto, desde o cozinheiro, até o primeiro e o último jogador. Somos um clube muito importante para muita gente, muitos torcedores, e temos que continuar assim”, disse Vojvoda.

Crise no futebol

Segundo a reportagem do “O Povo”, Santiago não está satisfeito por ter ficado fora de decisões relacionadas ao futebol depois da chegada do executivo Bruno Costa, contratado por Marcelo Paz.

No inicio de 2024, Santiago se focou no fortalecimento do time de basquete, que em parceria com o Basquete Cearense disputou a NBB, principal liga do país, e do fortalecimento do time de futsal, que fez várias contratações de impacto.

Mas uma janela de transferências criticada no começo do ano fez Santiago voltar a ação em abril, em um período extra para reforçar o time aberto pela CBF apenas para transações nacionais. Com sua participação foram adquiridos o volante Martinez, do América, o atacante Breno Lopes, do Palmeiras, e o lateral-esquerdo Felipe Jonatan, do Santos.

Embalo

Sobre o jogo, Vojvoda elogiou sua equipe contra o Flamengo. O Fortaleza encerrou jejum de quase três meses sem ganhar fora de casa, com cinco jogos, dois empates e três derrotas.

“Sempre difícil jogar no Maracanã, mas sentia que poderíamos ganhar hoje, mesmo fora de casa, mesmo em um estádio complicado, contra um time forte, líder, com muitos torcedores apoiando. Estamos em um momento importante”, disse o treinador.

O Fortaleza chegou à 7ª colocação na Série A do Brasileiro, com 26 pontos, em 15 partidas, uma a menos do que a maioria dos rivais. O time volta a campo na próxima quarta-feira (17), contra o Vitória, na Arena Castelão, na capital cearense, pela 17ª rodada, às 21h30 (de Brasília).

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.