Ouvindo...

Times

Após mensagem enigmática, presidente do Fortaleza nega que vá renunciar

Alex Santiago postou texto em tom de despedida em rede social; nesta quarta-feira (10), ele afirmou que cumprirá mandato até dezembro de 2024

A política do Fortaleza amanheceu nesta quarta-feira (10) em polvorosa. Uma publicação na conta pessoal do Instagram do presidente do clube, Alex Santiago, na noite de terça-feira (9), citava frase de despedida do Real Madrid do craque argentino Di Stéfano, morto em 2014, e que jogou na Espanha entre 1953 e 1964, o que acabou viralizando nas redes sociais e preocupando torcedores.

No mesmo Instagram, nesta quarta-feira (10), Santiago negou que pense em renunciar ao cargo. Seu mandato vai até dezembro de 2024.

Matéria publicada pelo jornal “O Povo” informou que ele pensou em sair por desavenças dentro do departamento de futebol da SAF, a Sociedade Anônima do Futebol do Fortaleza.

“Sigo normalmente no exercício do cargo para o qual fui eleito até dezembro de 2024. Nenhuma tentativa externa de desestabilizar o Fortaleza é maior do que a nossa instituição”, publicou Santiago nas redes sociais.

Na terça (9), ele postou texto atribuído a Di Stéfano que dizia o seguinte: “Todas as despedidas são tristes, mas um dia há que sair... E isso custa, e isso dói, especialmente quando ali estava o melhor da sua vida”, colocou em um stories do Instagram.

Oficialmente, o Fortaleza nega que Santiago vá renunciar. O advogado é considerado um dos principais responsáveis pelo sucesso recente do Leão dentro e fora de campo, junto com Marcelo Paz e Geraldo Luciano.

Foi ele, por exemplo, um dos profissionais que prospectou o técnico Juan Pablo Vojvoda, então um desconhecido treinador argentino do Unión La Calera, do Chile. Vojvoda e os cinco membros de sua comissão técnica são muito próximos a Santiago.

Em dezembro de 2023, quando o departamento de futebol virou SAF, cada um ficou em uma função diferente: Paz virou o CEO, comandando diretamente o futebol, Santiago assumiu a presidência do clube e Luciano o comando do Conselho Administrativo da SAF. Luciano renunciou no fim de dezembro, alegando motivos pessoais.

Segundo a reportagem do “O Povo”, Santiago não está satisfeito por ter ficado fora de decisões relacionadas ao futebol depois da chegada do executivo Bruno Costa, contratado por Marcelo Paz.

No inicio de 2024, Santiago se focou no fortalecimento do time de basquete, que em parceria com o Basquete Cearense disputa a NBB, principal liga do país, e do fortalecimento do time de futsal, que fez várias contratações de impacto.

Mas uma janela de transferências criticada no começo do ano fez Santiago voltar a ação em abril, em um período extra para reforçar o time aberto pela CBF apenas para transações nacionais. Com sua participação foram adquiridos o volante Martinez, do América, o atacante Breno Lopes, do Palmeiras, e o lateral-esquerdo Felipe Jonatan, do Santos.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais