Primeiro jogador da história do futebol cearense convocado para uma Seleção nacional principal, Kervin Andrade, de 18 anos, não saiu do banco na derrota de 2 a 1 da Venezuela para a Itália, nesta quinta-feira (21). O amistoso foi realizado no Lockhart Stadium, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, casa do Inter Miami do craque Lionel Messi.
Después en vez de corregir, metes a Edson Castillo (otro volante de primera linea), y a Makoun. Después cuando entra Otero, se nota la diferencia. ¿Porque no probamos a Peña Zauner o a Kervin Andrade?
— 🅻🅰 🅿🅴🅻🅾🆃🅸🅲🅲🅰 ⚽️ (@LaPeloticca) March 21, 2024
Muitos queriam ver Kervin e Peña Zauner na equipe. O atacante de 24 anos é nascido na Alemanha, mas tem nacionalidade venezuelana. Atualmente atua no Roda JC, da segunda divisão da Holanda.
Savarino, do Botafogo, foi titular da Venezuela, e outros dois atletas que atuam no Brasil, os santistas Rincón e Otero, entraram no segundo tempo. A Itália saiu na frente, ainda na primeira etapa, com Retegui, jogador do Genoa. Machís, do Cádiz-ESP, empatou para os venezuelanos antes do intervalo.
Mas os venezuelanos poderiam ter saído com a vitória após os 45 minutos iniciais se Rondón não perdesse pênalti logo no comecinho, em falta sofrida por ele mesmo após roubada de bola.
No segundo tempo, o brasileiro Jorginho, que atua pela Itália, deu o passe a Retegui, que marcou novamente e definiu a vitória dos europeus.
Foi a primeira vez que Itália e Venezuela se enfrentaram em amistoso parte do acordo entre a Uefa (União Europeia de Futebol) e a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para intercâmbio das seleções dos dois continentes nesta Data-Fifa de março.
Kervin tem outra chance de estrear pela Venezuela neste domingo, contra a Guatemala, às 19h (de Brasília), em jogo que vai ser realizado no Shell Energy Stadium, em Houston, também nos Estados Unidos.
A Venezuela está na quarta colocação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, com nove pontos, após seis rodadas. Os seis primeiros se classificam direto, após 18 rodadas, para a o torneio que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá, e o sétimo joga uma repescagem mundial. O país é o único da América do Sul que nunca esteve em um Mundial.
O jogador deve se reapresentar ao técnico Juan Pablo Vojvoda somente na terça-feira (26) e vai estar à disposição para o primeiro jogo da final do Campeonato cearense, em 30 de março, contra o Ceará, na Arena Castelão.