Ouvindo...

Times

Joia venezuelana do Fortaleza fica no banco contra Itália e técnico é criticado

Kervin Andrade foi convocado pela primeira vez para a Seleção principal da Venezuela; amistoso nesta quinta terminou 2 a 1 para os italianos, nos EUA

Primeiro jogador da história do futebol cearense convocado para uma Seleção nacional principal, Kervin Andrade, de 18 anos, não saiu do banco na derrota de 2 a 1 da Venezuela para a Itália, nesta quinta-feira (21). O amistoso foi realizado no Lockhart Stadium, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, casa do Inter Miami do craque Lionel Messi.

Kervin, destaque do Fortaleza nesta temporada, ficou no banco e não entrou na partida. Nas redes sociais, alguns torcedores venezuelanos criticaram o técnico argentino Fernando Batista por não ter testado o garoto no segundo tempo.

Muitos queriam ver Kervin e Peña Zauner na equipe. O atacante de 24 anos é nascido na Alemanha, mas tem nacionalidade venezuelana. Atualmente atua no Roda JC, da segunda divisão da Holanda.

Savarino, do Botafogo, foi titular da Venezuela, e outros dois atletas que atuam no Brasil, os santistas Rincón e Otero, entraram no segundo tempo. A Itália saiu na frente, ainda na primeira etapa, com Retegui, jogador do Genoa. Machís, do Cádiz-ESP, empatou para os venezuelanos antes do intervalo.

Mas os venezuelanos poderiam ter saído com a vitória após os 45 minutos iniciais se Rondón não perdesse pênalti logo no comecinho, em falta sofrida por ele mesmo após roubada de bola.

No segundo tempo, o brasileiro Jorginho, que atua pela Itália, deu o passe a Retegui, que marcou novamente e definiu a vitória dos europeus.

Foi a primeira vez que Itália e Venezuela se enfrentaram em amistoso parte do acordo entre a Uefa (União Europeia de Futebol) e a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para intercâmbio das seleções dos dois continentes nesta Data-Fifa de março.

Kervin tem outra chance de estrear pela Venezuela neste domingo, contra a Guatemala, às 19h (de Brasília), em jogo que vai ser realizado no Shell Energy Stadium, em Houston, também nos Estados Unidos.

A Venezuela está na quarta colocação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, com nove pontos, após seis rodadas. Os seis primeiros se classificam direto, após 18 rodadas, para a o torneio que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá, e o sétimo joga uma repescagem mundial. O país é o único da América do Sul que nunca esteve em um Mundial.

O jogador deve se reapresentar ao técnico Juan Pablo Vojvoda somente na terça-feira (26) e vai estar à disposição para o primeiro jogo da final do Campeonato cearense, em 30 de março, contra o Ceará, na Arena Castelão.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais