Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Atentado contra o Fortaleza: clubes se solidarizam e pedem punição

Jogadores do Leão do Pici ficaram feridos com pedradas e bombas arremessadas pela torcida do Sport, em Recife, após jogo pela Copa do Nordeste

João Ricardo, do Fortaleza, desembarcou no aeroporto com uma faixa na cabeça

Vários clubes brasileiros publicaram mensagens de solidariedade, na manhã desta quinta-feira (22), à delegação do Fortaleza. Após o jogo na Copa do Nordeste, na Arena Pernambucano, torcedores do Sport atacaram o ônibus do time cearense com bombas e pedras, ferindo seis atletas do Leão do Pici.

Por meio das redes sociais, Vitória, Bahia, Atlético, América-RN, Coritiba, Corinthians, Goiás, Vila Nova-GO, Atlético-GO, Náutico, Grêmio, Internacional, Palmeiras e o próprio Sport se solidarizaram com o Fortaleza.

Nesta quinta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nota de repúdio ao ataque sofrido pelo Fortaleza. Na ocasião, o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, lamentou o episódio e afirmou que a CBF “seguirá implacável na cobrança e nas ações para que todo ato de violência seja varrido do futebol brasileiro”.

A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Penapaf) também repudiou o ataque ao Fortaleza e declarou que a CBF, as federações e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) têm sido “inertes” quanto aos atos de violência.

“Atitudes irracionais praticadas em nome de uma suposta ‘paixão’ por seus clubes seguem agredindo, machucando, matando e manchando a história do esporte”, diz parte da nota da Penapaf.

Penapaf repudiou ataque à delegação do Fortaleza e criticou a CBF e o STJD

Fortaleza só jogará com os atletas recuperados

CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz disse que o Fortaleza vai brigar para não jogar até que os atletas machucados estejam recuperados, e até que os culpados pelo atentado sejam identificados e presos. Ele admitiu, porém, que precisa de um apoio da CBF para que isso ocorra.

A delegação desembarcou na manhã desta quinta em Fortaleza, com todo o elenco. Os seis jogadores que se feririam e foram hospitalizados viajaram com a delegação. João Ricardo, Dudu, Titi, Lucas Sasha e Britez tiveram escoriações, enquanto o lateral Gonzalo Escobar levou uma pancada na cabeça.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.