A pedido do técnico Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza renovou os contratos de dois jogadores até o fim de 2024: o volante Lucas Sasha e o atacante Pedro Rocha. O goleiro Maurício Kozlinski havia sido o primeiro a acertar a permanência.
Sasha, de 33 anos, fez 41 partidas pelo Fortaleza em 2023, com um gol. Foi reserva toda a temporada, mas bastante utilizado como opção aos dois volantes titulares, Zé Welison e Caio Alexandre. Ele ganhou mais espaço após a grave lesão no joelho de Hércules, em julho.
Formado na base do Corinthians, Sasha se profissionalizou no Grêmio Barueri-SP e antes de se transferir para o Fortaleza, em 2022, estava no futebol da Grécia, depois de passagem pela Bulgária.
A lesão
Pedro Rocha, de 29 anos, sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, em fevereiro, e perdeu quase toda a temporada. Ele passou por cirurgia e só retornou ao time na reta final do Brasileirão, com apenas 12 partidas no ano.
Pedro Rocha foi contratado em agosto de 2022, após rescindir contrato com o Spartak Moscou, da Rússia. O atacante estava emprestado ao Athletico-PR antes de se transferir ao Pici. Ele apareceu para o futebol brasileiro no Grêmio, em 2017 foi vendido ao Spartak, mas depois rodou emprestado a Cruzeiro, Flamengo e Athletico.
Contratações
O clube ainda não anunciou reforços para a próxima temporada porque esperava uma resolução do ‘tansfer ban’ sofrido em agosto, com a proibição da Fifa de contratar até janeiro de 2025 após denúncia do Colo Colo. Os chilenos alegam não ter recebido pela saída do atacante Lucero, em janeiro de 2023.
No fim da semana passada o Leão conseguiu uma liminar no TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), na Suíça, e poderá fazer compras e vendas normalmente até o mérito ser julgado, o que só deve ocorrer no segundo semestre de 2024.