Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Grêmio visita reservas do Fortaleza para se aproximar do líder do Brasileiro

Gaúchos podem diminuir vantagem do Botafogo para cinco pontos; Vojvoda poupa jogadores, neste sábado (30), de olho na Sul-Americana

Luís Suárez estará em campo pelo Grêmio contra o Fortaleza, neste sábado, pelo Brasileiro

A vitória de 1 a 0 sobre o Palmeiras na rodada passada fez o Grêmio voltar a sonha em brigar, nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro da Série A, pelo título. A diferença para o líder Botafogo é de oito pontos (51 a 43), mas ainda faltam 14 rodadas a se jogar e, para o técnico Renato Portaluppi, o objetivo ainda é alcançável.

Neste sábado (30), os gaúchos atravessam o Brasil para encarar o Fortaleza, na Arena Castelão, na capital cearense, às 16h (de Brasília). E vão encontrar um rival totalmente reserva. O foco do time de Juan Pablo Vojvoda está no confronto contra o Corinthians na terça-feira (3), no jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana. Na ida, esta semana, houve empate por 1 a 1 em São Paulo.

O Botafogo joga apenas na segunda-feira (2), contra o Goiás, no Rio, portanto um triunfo do Grêmio neste sábado faria a diferença cair para cinco pontos, colocando pressão no time de Bruno Lage. Entre eles na classificação está o Palmeiras, com 44 pontos, e que no domingo (1) visita o Bragantino, provavelmente com uma escalação alternativa já que na quinta (5) encara o Boca Juniors-ARG pela semifinal da Copa Libertadores.

Em oitavo na tabela, com 38 pontos, o Fortaleza mira o G6, para se classificar à Libertadores em 2024. São dois pontos de distância para o Athletico, atualmente na sexta colocação.

Os problemas para escalar

Dois jogadores do Fortaleza estão suspensos para encarar os gaúchos, por acúmulo de cartões amarelos: o goleiro João Ricardo e Zé Welison. O volante foi o autor do gol, de cabeça, no 1 a 1 contra o Corinthians na terça-feira (26), em São Paulo, na ida da semifinal da ‘Sula’.

Outro que não poderá entrar em campo no sábado é o atacante Guilherme. Ele está emprestado pelo Grêmio e para que jogue é preciso que uma multa, que consta em contrato, seja paga, o que não ocorrerá.

Vojvoda já havia indicado, na semana passada, que pouparia atletas neste confronto do Brasileirão entre os dois jogos da semifinal continental, mas todos os titulares devem ficar de fora. O volante Caio Alexandre e o atacante Marinho, que deixaram a Neo Química Arena com dores, estão bem e devem estar aptos a entrar em campo na terça que vem.

Apesar do meia Luan estar na reserva, ele se junta aos outros três desfalques do Grêmio para o final de semana. A grande baixa que o técnico Renato Portaluppi precisará administrar na partida, na verdade, é a de Villasanti.

O volante foi expulso na última rodada, na vitória de 1 a 0 do Tricolor em cima do Palmeiras. Para sua vaga no meio-campo, Carballo, recém-recuperado de lesão, e Ronald disputam posição. A tendência é que o uruguaio retome a titularidade no setor.

Na defesa, o Tricolor tem outras duas baixas. O zagueiro Rodrigo Ely sofreu uma lesão muscular de grau dois na coxa esquerda e também desfalca a equipe. O lateral-esquerdo reserva Cuiabano também foi diagnosticado com o mesmo problema, mas na perna direita.

Fortaleza x Grêmio

Fortaleza

Fernando Miguel; Dudu, Benevenuto, Tobias Figueiredo e Gonzalo Escobar; Lucas Sasha, Pedro Augusto e Calebe; Yago Pikachu, Thiago Galhardo e Imanol Machuca. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Grêmio

Gabriel Grando; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Pepê, Carballo, Nathan, Cristaldo e João Pedro Galvão; Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi

Motivo: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A

Data e horário: 30 de setembro de 2023, às 16h (de Brasília)

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)

Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Daniel Luis Marques (SP)

Árbitro de vídeo: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa-SP)

Transmissão: Premiere

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.