Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza vence o Libertad-PAR e leva vantagem para o Castelão na Sul-Americana

Com gol de Zé Welison, brasileiros ganham em Assunção, pelas oitavas de final, e jogarão pelo empate na semana que vem

Zé Welison comemora gol do Fortaleza contra o Libertad, em Assunção

Juan Pablo Vojvoda não ignorou a má fase do Fortaleza, com três derrotas seguidas, e mudou bastante o time para enfrentar o Liberta-PAR, nesta terça-feira (1). Marinho e Thiago Galhardo começaram no banco, o novato Pedro Augusto apareceu no meio de campo e Tinga voltou de lesão na lateral direita. Deu certo.

A vitória de 1 a 0, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana, em Assunção, dá ao Fortaleza a possibilidade de jogar pelo empate no confronto da volta, terça-feira (8) da semana que vem, na Arena Castelão, na capital cearense. Se avançar às quartas de final será a melhor campanha da história do Leão em um torneio continental.

Vojvoda povoou o meio de campo com volantes, e foi um deles, Zé Welison, que marcou. Em uma ótima jogada pela esquerda de outra novidade no Paraguai, o atacante Guilherme, que não é dos preferidos do torcedor do Fortaleza, mas nesta terça resolveu ao driblar na ponta e cruzar para o gol de Zé Welison. O volante bateu de primeira de esquerda (que não é o pé bom).

O Libertad é o melhor time do Paraguai atualmente: ganhou em junho o Torneio Apertura, com dez pontos à frente do vice, o tradicional Cerro Porteño - que eliminou o Fortaleza este ano na fase preliminar da Copa Libertadores. Atualmente, o Libertad já lidera o Torneio Clausura, com 12 pontos em quatro jogos. Mas mostrou fragilidades contra um bem montado Fortaleza.

No primeiro tempo o Fortaleza começou o jogo com a marcação adiantada, e ficou mais com a bola. Depois de marcar, aos 19 minutos, deu mais o campo ao rival, que errava passes fáceis. Os visitantes tiveram chance de fazer mais gols em contra-ataques, sem sucesso.

Na segunda etapa, o Fortaleza soube esfriar a partida. Fez alterações em momentos importantes, cavou algumas faltas, irritou o adversário. No melhor estilo torneio da Conmebol. Levou alguns sustos na parte final, quando o Libertad ligou o modo desespero, também teve chances de ampliar, e a vantagem foi garantida para o Castelão.

O empate dará a vaga aos brasileiros - os paraguaios precisam vencer por dois gols de diferença, ou um para levar a decisão para os pênaltis.

Libertad-PAR 0 x 1 Fortaleza

Libertad

Martín Silva; Piris (Ramirez), Viera, Barboza e Espinoza (Gimenez); Caballero (Bareiro), Campuzano, Sanabria e Villalba (González); Melgarejo e Cardozo (Roque Santa Cruz). Técnico: Daniel Garnero

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Machuca), Zé Welison (Lucas Sasha), Pedro Augusto (Pochettino) e Yago Pikachu; Guilherme (Calebe) e Lucero (Thiago Galhardo). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Gol

Zé Welison (19min1ºT) para o Fortaleza

Cartões Amarelos

Barboza, Campuzano, Piris (Libertad); Caio Alexandre, Brítez, Pedro Augusto, Pochettino (Fortaleza)

Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana

Data e horário: 1º de agosto de 2023, às 19h (de Brasília)

Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção-PAR

Árbitro: Alexis Herrera-VEN

Auxiliares: Lubin Torrealba-VEN e Alberto Ponte-VEN

Árbitro de vídeo: Yadir Acuña-COL

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.