Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza vence o San Lorenzo e fica próximo das oitavas na Sul-Americana

Time brasileiro marca de pênalti, aos 51 minutos do segundo tempo, e mantém os 100% de aproveitamento na competição

Tinga em ação pelo Fortaleza contra o San Lorenzo, em partida na Arena Castelão

Com um gol de pênalti de Yago Pikachu, aos 51 minutos do segundo tempo, o Fortaleza venceu o San Lorenzo-ARG por 3 a 2, na noite desta quarta-feira (24), na Arena Castelão, e praticamente assegurou sua classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Luján, contra, e Silvio Romero anotaram os outros gols do time brasileiro.

A confirmação pode vir ainda nesta quinta-feira (25), direto do sofá: se o Palestino-CHI não vencer o Estudiantes de Mérida-VEN, fora de casa, o Leão já garantirá a liderança da chave e classificação às oitavas. O jogo começa às 21h (de Brasília).

De qualquer maneira, o segundo lugar já está confirmado, e se houver um desastre nas duas últimas rodadas dá o direito a jogar um playoff contra um dos terceiros colocados dos grupos da Copa Libertadores, que migram de torneio. O vencedor deste playoff vai para as oitavas de final da Sul-Americana.

O resultado encerrou um jejum de cinco jogos sem vencer, entre Campeonato Brasileiro da Série A e Copa do Brasil: eram duas derrotas e três empates.

Decidir sempre no Castelão

O Fortaleza manteve a melhor campanha da fase de grupos da competição, quatro partidas com 100% de aproveitamento, 12 pontos e incríveis 13 gols de saldo.

Se confirmar a primeira colocação geral ao final da fase de grupos, em junho, garantirá o direito de sempre decidir a vaga em casa nos confrontos eliminatórios, até a semifinal. A final acontece em jogo único, dia 28 de outubro, no estádio Centenário de Montevidéu-URU.

Os gols

Luján marcou contra, depois de disputar bola com Romero, aos 16 minutos do primeiro tempo. Mas a festa da torcida no Castelão só durou dois minutos, pois Maroni aproveitou cruzamento e empatou.

Só que uma ótima jogada de Pochettino e Romero fez o Fortaleza alcançar o segundo gol, aos 24 minutos, inibindo o que parecia ser o início de pressão do San Lorenzo - que faz uma ótima temporada, ocupando a segunda colocação do Campeonato Argentino, atrás apenas do River Plate.

Mas a noite também era de Maroni, que novamente empatou a partida, de novo aproveitando cruzamento, aos 10 minutos do segundo tempo.

Aos 47 minutos do segundo tempo, Hércules cruzou na área e a bola bateu no braço de Sánchez. Pênalti marcado e anotado por Yago Pikachu, aos 51 minutos.

Próximo jogo pela Sul-Americana

O Fortaleza volta a campo em 6 de junho, às 19h (de Brasília), para enfrentar o Estudiantes de Mérida, na Venezuela. Já o San Lorenzo recebe o Palestino, no dia 8 de junho.

Fortaleza 3 x 2 San Lorenzo

Fortaleza

João Ricardo; Dudu (Yago Pikachu), Titi, Brítez e Tinga; Caio Alexandre (Hércules), Zé Welison, Calebe (Benevenuto) e Pochettino (Thiago Galhardo); Moisés e Silvio Romero (Lucero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

San Lorenzo

Batalla; Pérez, Sánchez e Campi; Luján (Herrera), Elías, Perruzzi (Vombergar) e Braida; Maroni (Irala), Blandi (Leguizamón) e Bareiro. Técnico: Rubén Insúa

Gols

Luján contra (16min1ºT), Silvio Romero (24min1ºT), Yago Pikachu (51min2ºT) para o Fortaleza

Maroni (18min1ºT) e (10min2ºT) para o San Lorenzo

Cartões Amarelos

Zé Welison (Fortaleza), Luján, Braida, Sánchez (San Lorenzo)

Público: 27.422 pagantes

Renda: R$ 224.359,00

Motivo: quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana

Data e horário: 24 de maio de 2023, às 19h (de Brasília)

Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE

Árbitro: Gustavo Tejera-URU

Auxiliares: Carlos Barreiro-URU e Santiago Fernandez-URU

Árbitro de vídeo: Jhon Perdomo-COL

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.