O Fluminense conheceu as datas das finais da Recopa Sul-Americana, em 2024, diante da LDU-EQU. Os confrontos foram disputados em dois jogos, com o primeiro em Quito, casa dos equatorianos, e a volta no Maracanã, com mando do Flu. O Tricolor foi campeão da Copa Libertadores, enquanto a equipe do Equador levou a Copa Sul-Americana.
Os confrontos estão agendados para os dias 21 e 28 de fevereiro, muito provavelmente às 21h30 (de Brasília). A Conmebol libera apenas as datas, mas ainda não confirmou os horários. Ambos serão em uma quarta-feira, como de costume.
A edição da Recopa deste ano também foi decidida no Maracanã com um confronto entre Brasil e Equador. Na ocasião, o Independiente Del Valle-EQU levou a melhor nos pênaltis, contra o Flamengo. Cada um venceu sua partida por 1 a 0 como mandante.
Reencontro e possível revanche
O Fluminense vai reencontrar seu principal carrasco em torneios sul-americanos. Antes de decidir a Copa Libertadores deste ano contra o Boca Juniors-ARG, o Tricolor já tinha feito duas decisões contra a mesma LDU-EQU e acabou perdendo em ambos os casos.
Em 2008, o Fluminense perdeu, nos pênaltis, a Copa Libertadores para os equatorianos e no ano seguinte a Copa Sul-Americana. Nos dois casos, a grande decisão também foi no Maracanã, como será a Recopa ano que vem.