Ouvindo...

Times

Fluminense se classifica para dois Mundiais de Clubes; entenda

Torneio com 32 participantes terá primeira edição em 2025, nos EUA; já em dezembro será a última edição do modelo atual

O Fluminense não se classificou para um, mas para dois Mundiais de Clubes com o título conquistado da Copa Libertadores neste sábado (4), no Maracanã. Os brasileiros venceram o Boca Juniors por 2 a 1, na prorrogação, com gols de Cano e John Kennedy. Advíncula fez para os argentinos.

O Flu disputará em dezembro agora a última edição do Mundial da Fifa com sete participantes, organizado desde 2005. Será na Arábia Saudita, e o Tricolor já entra na semifinal, dia 18, contra rival a definir. A final será dia 22 e o adversário poder ser o Manchester City de Pep Guardiola.

Só que a Fifa já tem planejado um novo modelo de Mundial de Clubes, com 32 participantes, a partir de 2025. E o Fluminense garantiu a classificação, se juntando a Palmeiras e Flamengo como os representantes da América do Sul, por enquanto. Outros três times entrarão: o vencedor da Libertadores de 2024 e outros dois por ranking.

O torneio ocorrerá entre junho e julho de 2025, nos EUA. A ideia da Fifa é que ele seja quadrienal, e nos anos em que não ocorrer uma competição mais curta será organizada, apenas com os campeões continentais de cada ano.

Até o momento, 13 times já estão classificados para o Mundial de 2025:

América do Sul
Palmeiras - campeão da Libertadores de 2021
Flamengo - campeão da Libertadores de 2022
Fluminense - campeão da Libertadores de 2023

Europa
Chelsea - Inglaterra
Real Madrid - Espanha
Manchester City - Inglaterra

Américas do Norte e Central
Monterrey - México
Seattle Sounders - EUA
León - México

África
Al-Ahly - Egito
Wydad Casablanca - Marrocos

Ásia
Al-Hilal - Arábia Saudita
Urawa Red Diamonds - Japão

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais