A alta cúpula do futebol mundial estará no Maracanã neste sábado (4), para a final da Copa Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors-ARG. Os presidentes da Fifa, o suíço Gianni Infantino, e da Uefa (União Europeia de Futebol), o esloveno Aleksander Ceferín, foram convidados pela direção da Conmebol para acompanhar in loco a decisão e aceitaram.
Eles já estarão no Brasil nesta sexta-feira (3), onde acompanharão o Congresso extraordinário da confederação sul-americana, que será na sede da CBF, no Rio. O evento oficializará o presidente da confederação brasileira, Ednaldo Rodrigues, como membro permanente do Conselho da federação internacional.
Também estarão no Maracanã os nove presidentes das federações nacionais filiadas à Conmebol, além de Ednaldo, claro. Após o Congresso desta sexta (3) ocorrerá uma reunião do Conselho da Conmebol, com as presenças de Infantino e Ceferin.
Recentemente a Fifa anunciou que a única candidatura analisada para a Copa do Mundo de 2030 será a conjunta entre Portugal, Espanha e Marrocos. Mas a América do Sul, que pleiteava ser sede, receberá os três primeiros jogos da competição, com um no Uruguai, outro na Argentina e um terceiro no Paraguai, para festejar os 100 anos da Copa. A primeira edição foi em 1930, no Uruguai.