Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fluminense no WhatsApp

No centésimo Fla-Flu do século, VAR rouba cena em empate pelo Brasileiro

Equipes se enfrentaram neste domingo (16), no Maracanã, no Rio de Janeiro e têm gols anulados com auxílio do árbitro de vídeo

Flamengo e Fluminense não saíram do zero no Maracanã

Fluminense e Flamengo fizeram um clássico muito movimentado no Maracanã, no Rio de Janeiro, neste domingo (16), pela Série A do Campeonato Brasileiro. Entretanto, com auxílio do árbitro de vídeo, as duas equipes tiveram gols anulados e o confronto não saiu do 0 a 0.

Próximos jogos

O Fluminense, assim como o Fla, terá semana livre de treinos e volta a jogar apenas pelo Brasileiro, na segunda (24), às 19h (de Brasília), diante do Coritiba, no Couto Pereira, em Curitiba.

Já o Flamengo volta a campo, pela Série A, no próximo sábado (22), novamente no Maracanã, mas como mandante, diante do América, às 16h (de Brasília).

Na tabela de classificação

Com o empate, as duas equipes se distanciam ainda mais do líder Botafogo. O Alvinegro agora tem 12 pontos de vantagem para o Flamengo, que soma 27, e 14 para o Tricolor, que soma 25.

Por enquanto, as duas equipes seguem no G6 do Campeonato Brasileiro, que garante vaga na próxima Copa Libertadores.

Centésimo Fla-Flu do Século 21

O confronto deste domingo, marcou o centésimo Fla-Flu do Século 21. De 2011 para cá, as equipes se enfrentaram em 99 oportunidades,com 39 vitórias do Flamengo, 31 do Fluminense e 29 empates, marcando um grande equilíbrio.

Desta vez, no jogo 100 o jogo não saiu do zero e o confronto de número cem marcou o trigésimo empate entre as equipes desde 2001 para cá.

Equilíbrio e faltas

Os primeiros 45 minutos no Maracanã ficaram marcados por um grande equilíbrio e pela quantidade de faltas. O Fluminense cometeu 13, enquanto o Flamengo fez cinco. O Tricolor desceu para o intervalo com três jogadores pendurados e o Rubro-Nego, com um.

Com um jogo truncado e extremamente estudado, as chances de gols acabaram sendo raras. A melhor foi com Cano, de cabeça, que mandou para fora. No Flamengo, Cebolinha recebeu em profundidade e não aproveitou.

Bom gramado e baixo nível técnico no início

Depois de dois clássicos na Copa do Brasil com o gramado do Maracanã extremamente prejudicado, as equipes se reencontraram em um Fla-Flu com a grama merecendo um elogio à parte.

Mesmo com duas equipes técnicas, o que se viu foi uma quantidade imensa de erros de passes. Os cerebrais dos dois times, Ganso, pelo Flu, e Arrascaeta, pelo Fla, acabaram sendo meros coadjuvantes.

VAR muda o clássico

Com apenas uma alteração - Lelê na vaga de Martinelli - o Fluminense voltou com domínio na segunda etapa, em especial com as escapadas de Arias. E o colombiano colocou no fundo das redes.

Após André vencer uma dividida no campo de defesa, a bola sobrou para o camisa 21, que atravessou o campo e bateu cruzado. Porém, o VAR chamou o árbitro que anulou o gol assinalando uma polêmica falta no início da jogada.

O Fluminense seguiu dominante, mas em uma bobeada no final da partida, viu Gabigol marcar um belo gol para o Flamengo, que seria um castigo para o ótimo segundo tempo tricolor, extremamente dominante.

Contudo, assim como no gol de Arias, Pablo empurrou Cano pelas costas. Falta marcada que anula o gol na origem, mantendo o placar sem gols no Rio de Janeiro. Ainda teve tempo para o VAR chamar mais uma vez Sávio Pereira e expulsar Luiz Araújo, por falta dura em Marcelo.

Fluminense 0x0 Flamengo

Fluminense

Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Jhon Kennedy) e Marcelo (Felipe Andrade); André, Martinelli (Lelê), Lima e Paulo Henrique Ganso (Leo Fernández); Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Flamengo

Matheus Cunha; Wesley, David Luiz (Pablo),Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia (Luiz Araújo), Gerson, Arrascaeta (André) e Everton Ribeiro (Victor Hugo); Everton Cebolinha (Allan) e Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli.

Gols: Nenhum
Cartões amarelos: Felipe Melo, Paulo Henrique Ganso, Pedro Rangel, Cano, André, Lima e John Kennedy (FLU), Everton Ribeiro, Thiago Maia, André, Gabigol e Filipe Luís (FLA)
Cartão Vermelho: Luiz Araújo (FLA)
Motivo: Jogo válido pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 16 de julho de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Fifa-DF)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Árbitro de vídeo:Wagner Reway (Fifa-PB)

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.