O bicho-papão River Plate-ARG não assusta tanto ao Fluminense. Além do massacre por 5 a 1 no Maracanã - que foi a maior derrota dos argentinos em um torneio continental - o Tricolor defende uma invencibilidade de 59 anos contra o rival.
Nesta quarta-feira (7), às 21h30 (de Brasília), o Fluminense vai a Buenos Aires enfrentar o River pela Copa Libertadores. Nos sete confrontos entre as equipes na história, o Tricolor soma três vitórias, com três empates e somente uma derrota.
Em solo argentino, o Fluminense enfrentou apenas na Libertadores passada o rival desta quarta, e venceu por 3 a 1, garantindo vaga na segunda fase da competição. A única derrota aconteceu em 1964, pelo Torneio de Bogotá, no estádio El Campín.
Dos sete confrontos entre as equipes, três foram no Maracanã, com o recente massacre tricolor e dois empates; um em General Severiano, com vitória do Fluminense, e um em Salvador, onde as equipes ficaram na igualdade.
Mesmo depois da vitória por 5 a 1, o Fluminense vai cauteloso para o confronto. Mesmo assim, só a vitória interessa.
“Vamos para lá com pensamento de buscar a vitória. Time que almeja ser campeão das competições não pode pensar numa decisão em um resultado de empate. Sabemos que seria importante, mas o pensamento é buscar os três pontos”, garantiu o lateral Guga.
Desempenho ruim na Argentina
Se o Fluminense tem um bom retrospecto diante do River Plate-ARG, o mesmo não se pode dizer quando o Tricolor atua em solo argentino. O aproveitamento no país é de apenas 35,2% dos pontos disputados.
Ao todo, são 17 jogos, com cinco vitórias, três empates e nove derrotas. A equipe que o Fluminense mais vezes enfrentou na Argentina foi o Boca Juniors, com uma vitória, um empate e duas derrotas.
O Boca, inclusive, traz ótimas lembranças para o Flu. Em 2008, quando chegou até a decisão da Copa Libertadores, o Fluminense empatou em Buenos Aires e eliminou o rival jogando no Maracanã.
Veja os adversário do Fluminense na Argentina
Argentinos Juniors - 2 jogos: 1 vitória e 1 derrota
Arsenal Sarandí - 2 jogos: 1 vitória e 1 derrota
Banfield - 1 jogo: 1 empate
Boca Juniors - 4 jogos: 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas
Instituto de Córdoba - 1 jogo: 1 vitória
Ferrocarril Oeste - 1 jogo: 1 derrota
Gimnasia y Esgrima - 1 jogo: 1 derrota
Huracán - 1 jogo: 1 derrota
Independiente - 1 jogo: 1 derrota
River Plate - 1 jogo: 1 vitória
San Lorenzo - 1 jogo: 1 derrota
Unión Santa Fé - 1 jogo: 1 empate