Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fluminense no WhatsApp

Flu precisa superar números ruins na Argentina contra freguês River

Tricolor venceu poucas vezes em solo argentino, mas vêm de 59 anos de invencibilidade contra o rival desta quarta-feira

Fluminense atropelou o River Plate, no Rio de Janeiro

O bicho-papão River Plate-ARG não assusta tanto ao Fluminense. Além do massacre por 5 a 1 no Maracanã - que foi a maior derrota dos argentinos em um torneio continental - o Tricolor defende uma invencibilidade de 59 anos contra o rival.

Nesta quarta-feira (7), às 21h30 (de Brasília), o Fluminense vai a Buenos Aires enfrentar o River pela Copa Libertadores. Nos sete confrontos entre as equipes na história, o Tricolor soma três vitórias, com três empates e somente uma derrota.

Em solo argentino, o Fluminense enfrentou apenas na Libertadores passada o rival desta quarta, e venceu por 3 a 1, garantindo vaga na segunda fase da competição. A única derrota aconteceu em 1964, pelo Torneio de Bogotá, no estádio El Campín.

Dos sete confrontos entre as equipes, três foram no Maracanã, com o recente massacre tricolor e dois empates; um em General Severiano, com vitória do Fluminense, e um em Salvador, onde as equipes ficaram na igualdade.

Mesmo depois da vitória por 5 a 1, o Fluminense vai cauteloso para o confronto. Mesmo assim, só a vitória interessa.

“Vamos para lá com pensamento de buscar a vitória. Time que almeja ser campeão das competições não pode pensar numa decisão em um resultado de empate. Sabemos que seria importante, mas o pensamento é buscar os três pontos”, garantiu o lateral Guga.

Desempenho ruim na Argentina

Se o Fluminense tem um bom retrospecto diante do River Plate-ARG, o mesmo não se pode dizer quando o Tricolor atua em solo argentino. O aproveitamento no país é de apenas 35,2% dos pontos disputados.

Ao todo, são 17 jogos, com cinco vitórias, três empates e nove derrotas. A equipe que o Fluminense mais vezes enfrentou na Argentina foi o Boca Juniors, com uma vitória, um empate e duas derrotas.

O Boca, inclusive, traz ótimas lembranças para o Flu. Em 2008, quando chegou até a decisão da Copa Libertadores, o Fluminense empatou em Buenos Aires e eliminou o rival jogando no Maracanã.

Veja os adversário do Fluminense na Argentina

Argentinos Juniors - 2 jogos: 1 vitória e 1 derrota
Arsenal Sarandí - 2 jogos: 1 vitória e 1 derrota
Banfield - 1 jogo: 1 empate
Boca Juniors - 4 jogos: 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas
Instituto de Córdoba - 1 jogo: 1 vitória
Ferrocarril Oeste - 1 jogo: 1 derrota
Gimnasia y Esgrima - 1 jogo: 1 derrota
Huracán - 1 jogo: 1 derrota
Independiente - 1 jogo: 1 derrota
River Plate - 1 jogo: 1 vitória
San Lorenzo - 1 jogo: 1 derrota
Unión Santa Fé - 1 jogo: 1 empate

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.