Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Fluminense no WhatsApp

Histórias do Brasileirão: Flu e Vasco reeditam primeira final entre clubes de uma mesma cidade no torneio

Em 1984, os tricolores garantiram a taça batendo os vascaínos em dois duelos disputados no Maracanã

Histórias do Brasileirão, por Alexandre Simões

Fluminense e Vasco, que se enfrentam neste sábado (6), às 21h, no Maracanã, pela quarta rodada da Série A, fizeram a primeira final da competição, ainda na época em que a decisão do título era no formato mata-mata, entre dois clubes da mesma cidade. Isso aconteceu em 1984 e o título ficou com os tricolores.

Por mais que os dois times fossem recheados por grandes jogadores do futebol brasileiro, como Ricardo Gomes, Branco, Washington e Assis, no Fluminense, ou Edevaldo, Geovani, Arthurzinho e Roberto Dinamite, no Vasco, quem acabou saindo como grande nome daquela final foi um paraguaio, o meia-atacante Romerito, do time das Laranjeiras.

Isso porque foi dele o gol do título tricolor, garantido com uma vitória por 1 a 0 na primeira partida, e com um empate sem gols no segundo jogo, com o Maracanã recebendo 128.781 torcedores, maior público da história do Vasco no Campeonato Brasileiro.

Antes da conquista do Fluminense sobre o Vasco, em 1984, o Brasileirão teve em 1973 o Palmeiras campeão com o São Paulo como vice. Mas aquela edição não foi decidida num mata-mata entre dois clubes, mas num quadrangular em turno único, que teve ainda o Cruzeiro, terceiro colocado, e o Internacional, quarto.

Em 1978, dois times de São Paulo decidiram o título, mas com o Guarani, de Campinas, superando o Palmeiras, que é da capital.

Após o Fluminense x Vasco de 1984, o Brasileirão teve mais apenas mais três finais entre times da mesma cidade. Em 1990, o Corinthians ganhou seu primeiro título do torneio superando o São Paulo. Dois anos depois, o Flamengo bateu o Botafogo.

Em 1994, a última decisão do Campeonato Brasileiro entre clubes da mesma cidade, com o Palmeiras sendo bicampeão, em sequência, diante do Corinthians.

A mesma situação de Guarani e Palmeiras em 1978 aconteceu com o São Paulo batendo o Bugre, em 1986, e o Bragantino, em 1991. Clubes do mesmo estado decidindo o título, mas não da mesma cidade.

Com expectativas diferentes, pois o Fluminense integra a lista dos favoritos ao título e o Vasco tem pretensões menores nesta Série A, os dois rivais voltam a se enfrentar, no mesmo Maracanã em que decidiram o Brasileirão de 1984.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro