Agora no rádio...

Rádio Vivo

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas
Participe do canal e receba as notícias do Flamengo no WhatsApp

Como Filipe Luís ‘saltou’ do sub-17 para ser o técnico interino do Flamengo

Ex-lateral se aposentou em 2023, assumiu como treinador da base e agora vai comandar boa parte dos ex-companheiros interinamente após a demissão de Tite

Filipe Luís, treinador do Sub-20 do Flamengo desde junho de 2024

Em janeiro de 2024, um recém-aposentado Filipe Luís assumiu como técnico do Sub-17 do Flamengo. Pouca gente sabe que, pouco antes, ele havia recebido uma proposta que, para muitos profissionais do futebol, seria irrecusável: ser o coordenador da Seleção Brasileira. Mas Filipe, disse não, obrigado.

Seu sonho para a sequência de carreira no esporte é estar dentro de campo, como treinador, e não fora dele, como dirigente. E a trajetória do ex-jogador da Seleção Brasileira na nova função é meteórica: em janeiro assumiu o sub-17 do Rubro-Negro, em junho já estava no Sub-20 e agora, nove meses depois, vai comandar interinamente a equipe profissional.

Veja a classificação da Série A do Brasileiro

A diretoria do Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira (30) a demissão de Tite, pouco menos de um ano após ser contratado. Pesou a eliminação nas quartas de final da Copa Libertadores, para o Peñarol-URU.

Filipe Luís, 39 anos, sempre se mostrou um jogador interessado em entender o funcionamento de um time de futebol, e não ser apenas uma engrenagem dessa equipe. Foi citado por mais de um treinador como um atleta inteligente, que lia o jogo dentro de campo e dava sugestões, durante as partidas, de alterações táticas. Natural que se aventurasse como treinador.

Chance dada pelo Flamengo

A oportunidade veio no Flamengo, clube que defendeu de 2019 a 2023 após passagens por grandes clubes da Europa como Ajax-HOL, Atlético de Madrid0ESP (onde esteve por oito anos, entre duas passagens) e Chelsea-ING.

O jogador revelado pelo Figueirense como meia, e que havia recuado para a lateral esquerda, se destacou e também chegou à Seleção Brasileira, com 44 partidas, dois gols e a participação na Copa do Mundo de 2018 na Rússia, justamente com Tite, a quem vai substituir, como treinador.

A ida do Sub-17 ao Sub-20, em junho, foi por acaso. Mário Jorge, que era o treinador da equipe júnior do Flamengo, recebeu proposta irrecusável para comandar o time Sub-17 da Arábia Saudita e se demitiu.

A solução flamenguista foi caseira, promovendo Filipe Luís. Em 24 de agosto, no Maracanã, o Rubro-Negro venceu o Olympiacos, da Grécia, por 2 a 1, de virada, ganhando o Intercontinental da categoria, com status de Mundial, torneio organizado em conjunto por Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e Uefa (União Europeia).

Nas últimas semanas, com Tite pressionado, seu nome circulava como nome ideal para assumir interinamente. O Flamengo terá eleição presidencial, em 9 de dezembro, portanto não é impossível que até lá um técnico efetivo não seja contratado, e Filipe Luís permaneça até o final da temporada.

Ele terá pela frente as 11 rodadas finais da Série A do Brasileiro, com o time na quarta colocação, com 48 pontos, a nove do líder do Botafogo, mas com um jogo a menos, e a Copa do Brasil. Na quarta-feira (2), o Flamengo recebe o Corinthians, no Maracanã, às 21h30 (de Brasília), pela ida da semifinal.

Muitos dos jogadores que estarão em campo eram companheiros de Filipe Luís há menos de um ano, no próprio Flamengo.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.