A chegada de Tite e sua comissão técnica ao Ninho do Urubu, iniciando o trabalho nesta terça (10), farão as prioridades do departamento de futebol serem reavaliadas visando a montagem do elenco para a próxima temporada. O treinador terá voz ativa nas chegadas e saídas do Flamengo para 2024.
A chegada do técnico neste momento da temporada, inclusive, foi pensando em adiantar o processo de conhecimento do grupo e suas carências. Na negociação, a diretoria do Flamengo respaldou que, assim como nos últimos anos, o clube manterá o patamar de investimentos. Em 2023, por exemplo, o clube investiu quase R$ 200 milhões nas compras de Ayrton Lucas, Gerson, Rossi, Allan e Luiz Araújo.
O ano - seja sob comando de Vítor Pereira ou de Jorge Sampaoli - não saiu como o esperado. Foram resultados frustrantes e um desempenho, no mínimo, oscilante em termos individual e coletivo. Antes mesmo da chegada de Tite, o departamento de futebol já avaliava as prioridades do grupo para 2024.
Na última janela de transferências, o clube tentou e não conseguiu acertar a vinda de um meia. Os nomes de Claudinho e Wendel, do Zenit-RUS, e de De La Cruz, do River Plate-ARG, foram buscados.
Para 2024, o futebol do Flamengo também entende que as contratações de um zagueiro e um lateral-direito sejam prioridades. Além de Fabrício Bruno e Léo Pereira, os demais defensores não fizeram bons anos e podem até deixar o clube. No lado direito, nenhum dos nomes foi absoluto. Vale destacar que Matheuzinho e Varela, que começaram o ano como principais opções, sofreram com lesões.
A partir da chegada de Tite, nova avaliação será feita. As prioridades e novas carências surgirão de acordo com as saídas, as quais ainda estão indefinidas. Uma série de atletas têm o futuro incerto no clube. São os casos do lateral-esquerdo Filipe Luís e dos zagueiros David Luiz, Rodrigo Caio e Pablo.
Com 12 rodadas a disputar do Brasileirão, o Flamengo está entre o “sonho” de ainda terminar com o título improvável no momento e o “perigo” de não classificar-se para a Libertadores. A vaga na Copa,