A derrota por 3 a 0 para o Athletico, nesta quarta (13), entrou para a lista de frustrações do Flamengo em 2023. A partida ficou marcada pelas improvisações de David Luiz e Thiago Maia, fato que também aconteceu no 3 a 0 diante do Cuiabá e no 3 a 2 para o Botafogo, todos pelo Campeonato Brasileiro.
São 36 partidas de Jorge Sampaoli no comando do Flamengo. O técnico ainda não repetiu os 11 iniciais, mas as mudanças frequentes vão bem além disso. O argentino ainda não definiu um sistema de jogo e faz alterações seguidas, sem dar sequência ao time. As improvisações também preocupam.
Ayrton Lucas no meio de campo
Em 30 de abril, na quarta partida de Sampaoli, o Flamengo entrou em campo com Ayrton Lucas no meio de campo. A opção aconteceu após Gerson sentir uma incômodo no aquecimento, e o técnico argentino decidiu deslocar o lateral-esquerdo, um dos destaques do time em 2023, tendo nomes da posição no banco, como Matheus França, Everton Ribeiro e Victor Hugo. O resultado não foi positivo.
O Botafogo dominou o Flamengo e abriu 2 a 0 antes do intervalo, quando Sampaoli manteve o esquema com três zagueiros (Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira), mas trocou Ayrton Lucas por Everton Ribeiro. Nesta partida, Wesley, pela direita, e Everton Cebolinha, pela esquerda, foram pontas.
No Maracanã, o Alvinegro venceu o clássico por 3 a 2, atuando com um atleta a menos por 40 minutos.
Thiago Maia na lateral
Na derrota por 3 a 0 para o Cuiabá, em 6 de agosto, o Flamengo voltou para o segundo tempo sem Ayrton Lucas, substituído por opção de Sampaoli, com Allan em seu lugar. Desta forma, Thiago Maia foi deslocado para a lateral esquerda. Nos 45 minutos finais, o adversário fez dois gols atacando por ali.
David Luiz de volante
Além de voltar a utilizar Thiago Maia como lateral-esquerdo após mais de um mês, Sampaoli escalou David Luiz como volante contra o Athletico nesta quarta. Vale destacar que Filipe Luís e Ayrton Lucas estavam à disposição, mas o técnico poderia ter deslocado Léo Pereira e formado o trio de zagueiros, com David Luiz ao centro e Fabrício Bruno à direita, como já fez em outros seis jogos do Fla em 2023.
No intervalo, mais uma vez, Sampaoli mudou a equipe e “corrigiu” suas improvisações, colocando Allan, volante contratado a seu pedido, no lugar de David Luiz, exposto em função que não fazia há anos.