O Flamengo já está em solo chileno e conta com três nomes que conhecem bem o futebol local. Arturo Vidal e Jorge Sampaoli fizeram história pela seleção do Chile, além do técnico também ter brilhado no comando da La U, enquanto Erick Pulgar é presença certa na lista da atual La Roja. Na quarta (24), a expectativa é de que o trio seja bem festejado pela torcida local em Concepción, a província do país que receberá o jogo da Libertadores, com o Ñublense, às 21h30 (de Brasília).
Os volantes, contudo, ainda não vingaram no Rubro-Negro como se esperava na época de suas contratações. Vidal, cujo currículo dispensa apresentações, chegou para o segundo semestre de 2022 e, por ora, não teve sequência como titular, apesar da participação importante com Dorival Júnior. Já Pulgar, que custou cerca de R$ 15 milhões, não havia feito por onde até a chegada de Sampaoli, vivendo seu melhor momento atualmente com o Manto. A sequência, contudo, ainda é curta.
O curioso é que foi justamente em uma troca dois dos chilenos que Jorge Sampaoli ouviu o coro de “Burro! Burro!” no Maracanã. Ao substituir Pulgar por Vidal na segunda etapa da partida contra o Corinthians, que estava empatado em 0 a 0, o argentino ouviu vaias e os xingamentos de parte da arquibancada. O substituído fazia bom jogo, mas pediu para sair com cãibras, como explicado depois.
Vidal, por sua vez, não está bem quisto pela Nação atualmente. O volante, que completou 36 anos nesta segunda, 22 de maio, não tem contribuído nem defensivamente nem ofensivamente com o time. A situação e as críticas ao ídolo da seleção chilena ganhou manchete nos principais jornais locais. “Burro! Torcida grita contra Sampaoli ao substituir Pulgar por Vidal”, destacou o La Tercera.
De todo modo, os dois contam com a confiança do treinador e estão à disposição para o jogo decisivo contra o Ñublense, nesta quarta (24), em Concepción. A derrota na primeira rodada para o Aucas-EQU, fora de casa, faz com que o time inicie o returno da chave na segunda posição, com quatro pontos. O líder é o Racing-ARG, com sete. A equipe equatoriana e o Ñublense-CHL, rival de quarta, somam três pontos cada. Os dois primeiros do grupo avançarão para as oitavas da Copa.