Os problemas físicos seguem no Flamengo. Se Everton Ribeiro e Arrascaeta foram baixas de última hora, Erick Pulgar e Léo Pereira terminaram o jogo contra o Corinthians com cãibras e incômodo muscular, respectivamente, aumentando a lista de preocupações. A questão é observada com atenção pela comissão técnica que a diagnosticou logo no início do trabalho de Jorge Sampaoli.
“Eu recebi o time de uma forma, e a única maneira de modificar a forma é trabalhando,, trabalhando. Não vejo outra forma de melhorar o time. E assim mesmo tem esse tipo de consequência. Para mim, seria muito mais fácil não trabalhar. Para jogar a intensidade que pretendo é preciso trabalhar e exigir muito mais”, explicou o técnico após a vitória sobre o Corinthians, no Maracanã, no domingo (22).
Os problemas físicos, portanto, são vistos como uma consequência da necessária mudança na metodologia de treinos do elenco profissional. Jorge Sampaoli cobra muita intensidade do time - tanto nos jogos quanto nos treinamentos. Aliado a isso, a comissão técnica fez mudanças no dia a dia do CT, fixando o período de treinos na parte da manhã para que os atletas tenham uma alimentação mais regrada, além da possibilidade de realizar outras atividades no Ninho do Urubu ao longo dos dias.
Os jogadores serão reavaliados nesta segunda (22), na reapresentação do Flamengo no Ninho do Urubu. Na quarta, o time já tem partida decisiva pelo Grupo A da Copa Libertadores, contra o Ñublense, no Chile. O Rubro-Negro está na segunda posição da chave, com o Racing-ARG liderando.
Por ora, Varela, Gerson, Pedro, Thiago Maia, David Luiz, Matheus Cunha e Arrascaeta tiveram lesões musculares ou problemas físicos identificados pelo clube desde a chegada de Jorge Sampaoli, que foi apresentado no clube em 17 de abril, assumindo o cargo após a demissão do técnico Vítor Pereira.
Durante a passagem de VP, Léo Pereira, Varela, Pablo e Arrascaeta tiveram lesões musculares, enquanto Filipe Luís (lesão na fáscia plantar), Victor Hugo (fratura na perna direita), Hugo Souza (tendinite patelar) e Pulgar (fratura no pé direito) foram baixas por outras questões físicas.
As lesões do Flamengo com Sampaoli
Varela: cirurgia no quadril direito (desfalque em seis jogos)
Gerson: lesão na coxa esquerda (desfalque em quatro jogos)
Pedro: entorse no tornozelo esquerdo (desfalque em um jogo) e lesão na coxa direita (desfalque em dois jogos)
Santos: choque no rosto (desfalque em um jogo)
Thiago Maia: lesão no quadríceps (desfalque em dois jogos)
Everton Cebolinha: entorse no tornozelo esquerdo (não foi desfalque)
Matheus França: pancada no joelho (não foi desfalque)
David Luiz: lesão na coxa direita (desfalque em um jogo)
Matheus Cunha: inflamação no quadril direito (desfalque em um jogo)
Everton Ribeiro: lesão na coxa (desfalque em um jogo - está em recuperação)
Arrascaeta: lesão na coxa (desfalque em nove jogos*) e incômodo muscular (desfalque em um jogo)
*Arrascaeta já estava em recuperação na chegada de Jorge Sampaoli